RANKING 2023: Barreiras é eleita a melhor cidade para fazer negócios no agro

Barreiras celebra mais uma importante notícia anunciada nesta quinta-feira (7), durante o Fórum Infraestrutura, Cidades e Investimentos, uma iniciativa da revista Exame realizada na B 3 (Bolsa de Valores), que celebra e destaca as cidades que contribuem de forma significativa para o fortalecimento da economia nacional. Presente ao evento, em São Paulo, o prefeito de Barreiras, Zito Barbosa, acompanhado pelo vice-prefeito Emerson Cardoso, o presidente da Câmara Alcione Rodrigues, vereadores e representantes do agronegócio e da construção civil, comemorou o anúncio.

“Esse é um momento histórico para Barreiras. Agradeço àqueles que acreditam e investem no comércio, no segmento de serviços, na construção civil e, principalmente, àqueles que se dedicam ao agronegócio, possibilitando o desenvolvimento não apenas de Barreiras, mas de toda a região Oeste da Bahia. Essa conquista, que tem a contribuição de toda a sociedade barreirense, nos motiva ainda mais a promover e incentivar empreendedores que desejam investir na Capital do Oeste e aqui prosperar” destacou Zito Barbosa.

A conquista de melhor cidade para fazer negócios no agro é resultado da avaliação feita pela consultoria Urban Siystems, cujo ranking é publicado com exclusividade pela Revista Exame. Entre os pontos em destaque, Barreiras teve, neste ano, uma alta de 36% na exportação de produtos agropecuários, o que representa 302 mil toneladas, e a cidade tem uma parcela maior de trabalhadores do agro que ganham acima de cinco salários mínimos, na comparação com outros municípios, de acordo com a pesquisa.

Barreiras assume a posição de liderança no setor agropecuário, após subir 33 posições. A Capital do Oeste obteve o primeiro lugar, seguida por Itapetininga (SP), Mogi Guaçu (SP), Rio Verde (GO) e Juazeiro, também na Bahia. O agronegócio tem desempenhado um papel fundamental na economia de Barreiras, impulsionando o crescimento e a geração de empregos na região. A cidade se destaca pela produção de grãos, pluma, pecuária e pela presença de empresas voltadas para o setor agropecuário.

“Esse destaque nacional de Barreiras como melhor cidade para fazer negócios no segmento Agro, é reflexo do trabalho da gestão pública que vem focando em diversas áreas, desde o melhoramento dos bairros, da segurança, saúde, entre outros itens que acabam atraindo empresas, e mais investimentos para a cidade. Então a gente vê esse excelente trabalho que vem sendo desenvolvido pela gestão pública e também pelos produtores de uma forma geral, que continuam investindo, continuam crescendo, continuam gerando bons índices produtivos e isso faz com que a produção da região continue crescendo constantemente. Então, Barreiras ganhando acredito que todos ganham e isso acaba trazendo mais investimentos para a região e fazendo com que o trabalho desenvolvido pela gestão pública ganhe mais destaque”, pontuou Alan Malinski, diretor executivo da Aiba.

A comitiva de Barreiras presente no Fórum contou ainda com as presenças de José Marques (secretário de agricultura de Barreiras); Alan Fabrício Malinski (diretor executivo da Aiba); Almir Pereira Ramos (presidente da AELO-BA); Sóstenes Almeida Vital (diretor de produtos e serviços da CDL); Adroaldo Weisheimer (diretor da PHW Holding); Ademir Severino (diretor da Tifani Empreendimentos Imobiliários); dos vereadores Otoniel Teixeira, Rider Castro, Hipólito dos passos, Teteia Chaves, Silma Alves e Eurico Queiroz, e da jornalista Ellen Rarden.

Informações e Fotos: Dircom/PMB

  • Compartilhe: