CLUB ADORO: Don Julio desembarca no Brasil com a tequila mais cara do país

O mercado brasileiro de destilados de luxo acaba de ganhar uma figura de peso. A Diageo anunciou que a marca de tequilas Don Julio começou a ser vendida oficialmente no começo de novembro e já chega com o rótulo mais caro da categoria no país: o 1942, a partir de R$ 1.760 a garrafa – R$ 110 a mais do que sua antecessora, a 1800 Tequila, que também aterrissou em terras brasileiras este ano, em junho.

O movimento de expansão da tequila não é à toa. A bebida de agave já despontou como a categoria de destilados com o maior crescimento nos Estados Unidos em 2021, disputando com o uísque americano como a segunda categoria mais valiosa em termos de faturamento.

Don Julio Reposado

Com US$ 1,6 bilhão de vendas para a indústria de alcoólicos em 2022 segundo dados da consultoria IWSR,  ela é a grande aposta global de 2023. Popular em países como Reino Unido, Rússia, Alemanha e Japão, não seria difícil imaginar que o Brasil, com sua paixão por destilados como a cachaça, estaria fora dessa onda. Pelo menos é o que aposta Don Julio e a Diageo, que buscam no mercado nacional a chance de se alinhar com a tendência global e participar do crescimento contínuo da categoria em ascensão.

“Com este lançamento, estamos reforçando nossa visão estratégica de oferecer uma variedade de opções premium para atender aos diferentes paladares e preferências dos consumidores”, afirma Manoela Mendes, diretora nacional da Diageo Reserve.

Don Julio Blanco

Para a mexicana Karina Sanchez, embaixadora global da Don Julio, também é uma questão de gosto. “O Brasil tem a energia perfeita para beber e aproveitar tequila, com um paladar parecido com o do México nesse sentido”, disse ela à Forbes em uma passagem por São Paulo em setembro. “Tenho certeza que os brasileiros vão aderir rapidamente a ela, especialmente com drinks como a margarita, que são fáceis de fazer”.

Fundada em Jalisco, no México, Don Julio tem 81 anos de tradição com o destilado de agave. Ela chega ao Brasil com um portfólio de quatro rótulos: Reposado (R$ 319), Blanco (R$ 290), Añejo (R$ 350) e o 1942 (R$ 1.760), o mais exclusivo deles.

Don Julio Añejo

O nome é uma referência a seu fundador, Julio González – que iniciou sua jornada na produção de tequilas em 1942, aos 17 anos. Já o seu preço, claro, tem relação com seu processo de fabricação. A produção, feita em pequenas quantidades, leva pelo menos dois anos e meio: esse é o tempo mínimo que o destilado descansa em barris de carvalho. Isso considerando o agave azul já colhido, que demora de cinco a sete anos para estar completamente maduro. Ou seja, uma garrafa (e que garrafa) de Don Julio 1942 pode demandar quase uma década.

Don Julio

Sem se limitar aos shots, Karina recomenda bebê-la pura, com gelo ou em temperatura ambiente – igual whisky. O resultado é suave, com toques de baunilha, amêndoas e chocolate e uma leve essência de carvalho.

O rótulo ficará disponível no The Bar (e-commerce oficial da Diageo) e nos pontos de venda físico a partir da primeira semana de novembro.

Informações da Forbes.
Fotos: Divulgação

  • Compartilhe: