SAIU NA ADORO: Integrando natureza e inovação. Os projetos marcantes de Rapha Passos e Bia Tourinho

@raphapassos.designer 

@biatourinhoarq

Rapha Passos e Bia Tourinho são grandes parceiras que realizam projetos de arquitetura e interiores. Rapha é designer de interiores, formada pela EBADE, soteropolitana, mas reside em Barreiras há quase 3 anos. Bia é arquiteta, formada pela Universidade Federal da Bahia, soteropolitana e reside em Salvador. Juntas, já possuem um vasto portfólio de projetos pela Bahia.

Elas desenvolvem desde a concepção do projeto até a etapa final com a produção do ambiente. A primeira etapa do projeto é algo que elas levam bastante a sério, pois é o momento em que são levadas em consideração as necessidades, gostos e desejos do cliente, unidos ao orçamento disponível para a sua realização. “A produção, assim como a concepção, também é de extrema importância para a finalização de um projeto, pois é o toque final que dará um aconchego e uma sensação especial ao ambiente”, explica a designer Raphaela Passos.

Rapha e Bia trouxeram dois projetos realizados em Barreiras super atemporais e irreverentes 

O projeto desta casa foi desenvolvido em cima de uma volumetria já existente, onde elas só poderiam intervir nos espaços internos da casa, de acordo com as demandas dos clientes. Criaram uma casa 100% integrada, onde as salas se comunicam com a cozinha e com a área externa, tornando o ambiente mais amplo, mais iluminado e ventilado. Sem contar com toda a beleza e estética do projeto de interiores, onde elas destacaram uma parede inteira com painel ripado amadeirado e o resto da marcenaria em tom neutro combinando com os demais acabamentos da casa. 

Trabalharam com móveis super modernos de muito bom gosto e assinados, como também trouxeram peças antigas que tinham valor afetivo para os clientes. Para finalizar, foi feita uma decoração mais minimalista e discreta em lugares pontuais da casa. “Foram quase três anos desde a concepção do projeto até chegarmos no resultado final desta casa. Foi um projeto desafiador, pois a volumetria da casa já existia e não poderíamos intervir nisso. Ficamos super felizes com o resultado. O layout ficou totalmente diferente da casa original, permitindo toda esta amplitude e integração dos espaços. A escolha dos móveis também foi bem pensada para não pesar e não perder toda a fluidez do projeto”, conta Bia Tourinho.

Já no escritório especializado em gestão do agronegócio foi projetado um espaço totalmente ergonômico, integrado, onde a sinergia entre os funcionários foi o principal objetivo a pedido do cliente. Conseguiram fazer em um espaço de 60 m² oito estações de trabalho, uma sala de reunião amplamente equipada, uma de direção, além de uma área para funcionários e uma charmosa recepção. “Fizemos bastante referência do agro no escritório. Utilizamos bastante madeira, jardim vertical, canteiro com plantas naturais dentro da área de trabalho, quadros com imagens de colheitas, sem contar a automação, que trouxe um ar inovador e tecnológico ao ambiente. É um escritório que traz bem-estar aos funcionários e clientes!”, conta Rapha.

Nota-se que as meninas utilizam a natureza como fonte inspiradora dos seus projetos, pois neles sempre há a presença de revestimentos naturais e tons neutros para a natureza se destacar. Não há excessos de elementos desnecessários, sendo o objetivo delas projetar com uma abordagem simplificada e elegante, espaços autênticos, funcionais, eficientes e acolhedores!

Fotos: Dander Freitas

  • Compartilhe: