NOVEMBRO AZUL: Conheça suplementos e vitaminas para a saúde do homem

A campanha Novembro Azul tem como objetivo conscientizar o público masculino em relação ao cuidado com a saúde, com ênfase na prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata. O enfoque do período é mostrar a relevância da realização de exames de rotina e de não negligenciar sintomas que possam indicar possíveis problemas.

O câncer de próstata é o segundo tipo de tumor mais comum entre os homens, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca). No Brasil, um paciente morre a cada 38 minutos devido ao tumor.

Porém, a doença não é a única que merece atenção entre a população masculina. Pequenas mudanças na rotina podem ajudar a evitar condições que aparecem com a idade.

“Além de manter um estilo de vida saudável, é importante que os homens estejam atentos à adoção de bons hábitos alimentares, como uma alimentação rica em antioxidantes, frutas, vegetais, consumo hídrico adequado, prática frequente de atividades físicas, evitar bebidas alcoólicas e não fumar”, aponta a nutricionista Mayara Stankevicius, da Vitamine-se.

Além disso, alguns suplementos e vitaminas podem ajudar a manter o corpo funcionando da melhor forma possível mesmo com o passar dos anos.

Confira alguns suplementos e vitaminas importantes para a saúde do homem:

1. Ômega 3

O ômega 3 é um tipo de gordura boa que traz benefícios para a saúde cardiovascular, cerebral e tem grande potencial anti-inflamatório. A suplementação é indicada para homens acima dos 65 anos.

2. Vitamina B12

As vitaminas do complexo B, especialmente a B12, são importantes para o sistema nervoso, já que estão relacionadas à produção de glóbulos vermelhos. Os nutrientes também ajudam a controlar o colesterol, a regenerar os músculos e estão relacionados até à melhora do sono.

3. Zinco

O zinco é um nutriente encontrado em carnes bovinas, frutos do mar, sementes de abóbora e amêndoas. Ele inibe o crescimento das células do tecido prostático, regula a morte celular e ajuda a controlar a ação da testosterona, além de ser importante para o funcionamento do sistema imunológico.

4. Vitamina D

A exposição ao sol em horário seguro, como antes do meio dia, estimula a produção de vitamina D. O hormônio auxilia o bom funcionamento do sistema imunológico, regula a presença de cálcio e ferro no sangue (fortalecendo os ossos) e pode melhorar a pressão arterial.

5. Magnésio

O magnésio é um mineral encontrado, por exemplo, em nozes, acelga e espinafre. Ele possui propriedades anti-inflamatórias e ajuda na saúde óssea e nas funções muscular e nervosa. O nutriente ainda combate radicais livres e impede inflamações.

6. Coenzima Q10

A coenzima Q10 é uma substância fabricada naturalmente pelo corpo. Contudo, sua produção pode ser estimulada por suplementos e alimentos como brócolis, ovos e vísceras. O nutriente faz parte do processo de geração de energia pelas células, além de ter propriedades antioxidantes.

Informações da Metrópoles
Foto: Freepik

  • Compartilhe: