2 DE NOVEMBRO: Dia de Finados

Dia 02 de novembro é comemorado uma das principais tradições da religião católica, o Dia de Finados. Essa data é voltada para relembrar e reviver memórias dos mortos, além de rezar pelas almas deles.  O Dia de Finados era conhecido na Idade Média como “Dia de todas as Almas”, dia seguinte da comemoração do dia 1 de novembro, dia dedicado a todos os santos.

Mesmo sendo um momento difícil na vida de diversas pessoas, a experiência de vivenciar o luto acontece quando um vínculo afetivo é rompido de forma abrupta e inesperada. Segundo especialistas, o luto é um processo que passa por cinco fases: negação, raiva, barganha, depressão e aceitação. Em cada fase,  uma pessoa reage de um jeito, pois isso depende da situação de como foi a morte e o quão próxima ela era da pessoa.

Nessa data, é tempo de reviver momentos e memórias de quem se foi lembrar de como a pessoa era em vida e fazer reflexões como “que sentido estou dando à minha vida?” “O que está dando sentido para a minha vida?” e pensar o que você pode fazer por você para ter momentos únicos e memórias inesquecíveis, mesmo não estando mais presente.

Informações do G1 e Brasil Escola
Foto: Freepik

  • Compartilhe: