SUSTENTABILIDADE: Conheça o talher Biodegradável de Caroço de Abacate

A empresa mexicana Biofase desenvolveu uma tecnologia exclusiva para transformar caroços de abacate em produtos como canudos, talheres e embalagens. A matéria-prima possui vantagem competitiva pois é extraída do resíduo alimentar e não do alimento.

Uma caixa com 2.000 grânulos de caroço de abacate tem um custo de 529 pesos (cerca de 102 reais), enquanto o plástico similar é comprado de 200 pesos (cerca de 38 reais).

Devido à grande oferta do resíduo, num país onde culturalmente se consome muito abacate, o problema do grande volume descartado despertou uma oportunidade local. Além disso, a solução é vantajosa e pode inspirar outras regiões que possuem resíduos agrícolas a minimizar os grandes volumes descartados em aterros sanitários.

Segundo o Serviço Nacional de Saúde, Segurança Alimentar e Qualidade Agrícola, o México é o maior produtor mundial de abacates, somente em 2017 produziu quase 2 milhões. Num país onde o consumo de abacate é enorme, 50% do consumo mundial da fruta, a utilização do caroço que é um resíduo agroindustrial, orgânico com propriedade ímpares, transformando uma oferta em oportunidade de negócio e produtos sustentáveis.

Os produtos desenvolvidos a partir da semente de abacate são uma forma de minimizar os desgastes ambientais e são aceitos pela população mais consciente. As constantes proibições do uso do plástico em alguns países, também fortalecem o uso da solução proposta.

A empresa converte diariamente 15.000 toneladas de sementes de abacate em produtos descartáveis biodegradáveis, reduzindo a pegada de carbono. Os produtos se degradam após 240 dias.

Informações de Oics
Fotos: Divulgação

  • Compartilhe: