ENTRETÊ: Gilberto Gil recebe título de Doutor Honoris Causa de Univerdade da Europa

A Universidade Nova de Lisboa atribuirá título Doutor Honoris Causa a Gilberto Gil, em cerimônia agendada para o dia 31 de outubro. A distinção marca as celebrações em torno dos 50 anos da instituição de ensino e “reconhece a contribuição do artista para a cultura internacional e o legado que deixa ao longo de várias décadas”.

Na véspera da entrega, o baiano se apresenta na capital portuguesa, no Coliseu de Lisboa, e em Porto, no Coliseu Porto Ageas, no dia 2 de novembro, quando encerra mais uma turnê na Europa.

“Para a Universidade NOVA de Lisboa, é uma honra e um privilégio distinguir Gilberto Gil, símbolo da cultura lusófona e inspiração para várias gerações. Tal como Gilberto Gil, também a NOVA acredita no poder transformador da Educação e na importância da Cultura como pilar fundamental da sociedade. Esta homenagem representa, também, o nosso compromisso com a excelência e a diversidade, valores que tão vividamente personifica”, explicou João Sàágua, Reitor da universidade.

A entrega do título a Gil será um dos pontos da programação do Ciclo Brasil na NOVA, um conjunto de concertos e iniciativas pensadas para fazer ecoar a obra do cantor e compositor. A programação será iniciada em 22 de outubro, com o concerto “Ventos do Brasil e de Portugal”, com o compositor italiano Aldo Brizzi, grande amigo do homenageado, que interpretará um repertório luso-brasileiro.

Informações de José Mion/Correio
Foto: Divulgação

  • Compartilhe: