CLIMA: Próximos 15 dias trazem muita chuva para o Sul e nada para o Matopiba

O plantio da safra 2023/24 de soja já atinge 10% da área, estimada em mais de 45 milhões de hectares. O regime de chuvas é fundamental nesse estágio inicial. Produtores precisam de bons índices de umidade no solo para prosseguir com os trabalhos.

Nos próximos 15 dias, entre 10 e 24 de outubro, a previsão é que o interior do Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia) não receba precipitações suficientes para beneficiar a semeadura.

Neste período, os maiores índices devem atingir o Centro-Oeste, Norte, Sul e Sudeste. No Sul, o destaque vai para toda a faixa oeste do Rio Grande do Sul: são esperados cerca de 180 mm a 240 mm. Nas áreas sudoeste de Santa Catarina e sul do Paraná os acumulados também são vultuosos, em torno de 200 mm.

Contudo, Mato Grosso, que vem sofrendo com a seca e as altas temperaturas, deve receber cerca de 50 mm até o dia 24. O volume ainda é insuficiente para garantir umidade adequada do solo.

Em Goiás e Mato Grosso do Sul a chuva vem em maior volume, com pontos dos dois estados onde os volumes se aproximam de 80 mm.

Informações de Canal Rural.
Foto: Jaelson Lucas/Arquivo AEN

  • Compartilhe: