BAHIA: Festival Dois de Julho abre inscrições para filarmônicas na Bahia

Mais uma edição do Festival Dois de Julho – Filarmônicas da Bahia está sendo preparada para trazer bandas Filarmônicas de todo estado de volta aos palcos do Centro Histórico de Salvador. A Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBa), através do Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI) e da Fundação Cultural do Estado (Funceb), realizará o Festival Dois de Julho Ano II nos dias 9 e 10 de dezembro, com apresentações musicais no Pelourinho.

As bandas filarmônicas já podem se inscrever de 28 de setembro a 27 de outubro, e devem possuir, no mínimo, dois anos de atuação na área. Serão contratadas 12 (doze) bandas com até 41 integrantes. O concurso é voltado, exclusivamente, para pessoas jurídicas. Cada uma das atrações selecionadas receberá cachê no valor bruto de R$ 20 mil.  Em 2022, a primeira edição do Festival levou mais de 1500 pessoas aos Largos do Pelourinho.

A inscrição se dará em etapa única, através do preenchimento do formulário online disponível no site da Secretaria de Cultura do Estado (www.cultura.ba.gov.br), acompanhado de link do drive com a documentação para habilitação e do material artístico.  Dúvidas sobre o edital podem ser encaminhadas para o e-mail festivaldoisdejulho@cultura.ba.gov.br.  

As bandas Filarmônicas são reconhecidas pela notoriedade pública como instituições representativas da cultura baiana, com sua expressividade engajada nas tradições locais, e uma função educacional respeitada por grandes artistas e professores do segmento da música erudita e popular. São uma manifestação secular que mobiliza multidões em suas apresentações, garantindo a diversidade e a memória musical da Bahia. O Festival Dois de Julho – Filarmônicas da Bahia se constitui, portanto, como uma ação de incentivo e valorização a esta importante tradição do nosso estado.

SERVIÇO: 

Festival Dois de Julho – Filarmônicas da Bahia Ano II 

Inscrição: 28 de setembro a 27 de outubro de 2023, no site da SecultBa

Festival: 9 e 10 de dezembro de 2023

Gratuito

Informações da Funceb.
Foto: Lucas Malkut

  • Compartilhe: