AGRO: Barreiras está entre os 100 municípios mais ricos do Brasil no agronegócio

A Capital do Oeste desponta mais uma vez no ranking nacional como município destaque. Desta vez, com a conquista da 25ª colocação na lista divulgada pelo Ministério de Agricultura e Pecuária (Mapa), dos 100 municípios mais ricos do Brasil no agronegócio. O resultado tem por base a pesquisa anual do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), da Produção Agrícola Municipal (PAM), referente a 2022 e considera critérios como área colhida, produção, valor da produção das lavouras e rendimento.

“Mais um importante resultado que nos enche de orgulho e que revela a força do agronegócio praticado em Barreiras e no Oeste da Bahia. Nossos agricultores estão de parabéns pela dedicação, esforços e incansáveis investimentos. Nosso apoio, por meio da Secretaria de Agricultura e Tecnologia garante, tanto aos pequenos produtores quanto aos grandes, melhores condições de trafegabilidade, transporte e escoamento da produção. Vamos seguir sempre juntos e prontos para fortalecer essas parcerias para Barreiras continuar seguindo em frente!”, disse o prefeito Zito Barbosa ao tomar conhecimento da divulgação.

Os resultados da pesquisa revelam que o ano de referência registrou recordes tanto em produção quanto em valor da produção. A produção total atingiu a marca de 263,8 milhões de toneladas, abrangendo uma área de 90,4 milhões de hectares. O valor da produção das lavouras permanentes e temporárias alcançou impressionantes R$ 830,09 bilhões. Os municípios mais ricos abrangem uma área total de 30,156 milhões de hectares, o que equivale a 34,2% da área total de 90,4 milhões de hectares.

Todos os detalhes sobre a pesquisa da Produção Agrícola Municipal (PAM), divulgados pelo IBGE, podem ser conferidos no site da instituição  https://www.ibge.gov.br/estatisticas/economicas/agricultura-e-pecuaria/9117-producao-agricola-municipal-culturas-temporarias-e-permanentes.html

Informações da Prefeitura de Barreiras.
Foto: Reprodução

  • Compartilhe: