TURISMO: Praia baiana ganha pela primeira vez selo Bandeira Azul

A Praia da Viração, que fica na região central da ilha dos Frades, em Salvador, receberá pela primeira vez o selo Bandeira Azul na temporada 2023/2024. A certificação foi concebida nesta segunda-feira (25), após avaliação de um júri internacional, que se reuniu em Copenhague, na Dinamarca. A cerimônia de entrega nacional será no dia 27 de outubro, em evento presencial na Tedesco Marina, em Balneário Camboriú (SC).

A praia ocupa a lista nacional de 42 localidades – sendo 31 praias e 11 marinas – que conquistaram a bandeira. Outros locais baianos foram aprovados pelo júri: A Praia de Nossa Senhora do Guadalupe, que também fica na Ilha dos Frades, e as praias de Guarajuba e Praia de Itacimirim, no Litoral Norte, que terão a renovação do título Bandeira Azul.

“Recebemos com imensa alegria. Esse é o resultado de um trabalho conjunto de gestão ambiental entre Fundação Baía Viva e a Prefeitura Municipal de Salvador. Com a certificado de Viração, Ilha dos Frades passa a ter duas praias que fazem parte do programa, garantindo cada vez mais a sustentabilidade dessas ações”, disse Isabela Suarez, presidente da Fundação Baía Viva – entidade criada em 1999 por empresários baianos que visam recuperar e valorizar a Baía de Todos os Santos – ao Alô Alô Bahia.

A Ilha dos Frades é um paraíso de belezas naturais e muita história, cercado de pousadas charmosas, restaurantes e praias deslumbrantes em 6km de extensão e mais de 13 milhões de m². Pertencente à cidade de Salvador e localizada próxima ao centro da Baía de Todos os Santos, o local foi descoberto no início do século XVI.

A Bandeira Azul é um prêmio ecológico, voluntário, concedido a praias, marinas e embarcações de turismo. Para se qualificar, uma série de critérios com foco em gestão ambiental, qualidade da água, educação ambiental, segurança e serviços, turismo sustentável e responsabilidade social devem ser atendidos, mantidos e comprovados anualmente.

Informações de Kirk Moreno/ Alô Alô Bahia.
Foto: Reprodução

  • Compartilhe: