SAIU NA ADORO: Enfermagem: Cuidado e amor na maternidade

@humanizandonascimentos

A maternidade é um momento de profunda transformação na vida de uma mulher, repleta de desafios e emoções. Para algumas, a jornada pode ser ainda mais desafiadora quando estão longe de suas redes de apoio. É nesse contexto que profissionais dedicados à maternidade e ao bem-estar familiar entram em ação, oferecendo suporte e cuidados especializados para tornar essa fase única e mais tranquila.

Bruna Carolina Litron Ramos, natural de Mamborê (Paraná), é formada em Enfermagem, e desde 2003 entende bem esse contexto. Com um carinho especial por bebês e gestantes, Bruna optou por se especializar em cuidados direcionados a esse público. Após vivenciar a maternidade, quando deu à luz a sua primeira filha, despertou nela a vontade de se aprofundar nesse mundo ainda mais. Ela viveu na pele a experiência da amamentação e do pós-parto, e pode entender o quão difícil e desgastante essa fase se torna sem um auxílio especializado.

Ela conta que quando a primeira filha nasceu foi pega totalmente desprevenida, pois a profundidade do pós-parto não pode ser contada, só é entendida sua vastidão quando se vive na pele. “E após muita reflexão e questionamentos, entendi que o pós-parto é desafiador, porém pode ser vivido de uma forma mais branda quando se tem orientação qualificada e apoio respeitoso”, pontua Bruna, que atualmente é mãe da Maria Antônia de 9 anos e do João Gustavo de 4 anos.

Bruna é a primeira especialista em amamentação do Oeste baiano com o título internacional IBCLC (International Board Certified Lactation Consultant, ou seja, Consultor em Lactação com Certificação Internacional). “Acompanho e facilito o processo de adaptação da amamentação desde as primeiras horas pós-parto até a adaptação completa das mamadas, tratando com excelência as adversidades e possíveis complicações do processo”, ressalta. 

Atualmente, Bruna faz parte de uma equipe de especialistas que atendem e dão total suporte às mães no período gestacional e pós-parto. São profissionais comprometidos com o atendimento às gestantes, mães e bebês, oferecendo cuidados abrangentes e personalizados. Cada membro desse time entende a importância de acompanhar as famílias em sua jornada, proporcionando todo o suporte necessário para que possam vivenciar essa fase com mais serenidade e alegria. “Nessa jornada materna-profissional atendi muitas mulheres desde o período gestacional, nascimento e pós-nascimento. Vivências essas que me mostraram a singularidade de cada ser que eu atendia, mãe e bebê. E é nessa singularidade que se constrói cada dinâmica de atendimento”, lembra.

Seja para orientações sobre amamentação, cuidados pós-parto, suporte emocional ou qualquer outra necessidade relacionada à maternidade, a enfermeira obstétrica está pronta para acolher e auxiliar as famílias, garantindo que cada momento seja único e significativo. “Ofereço apoio e acompanhamento para o trabalho de parto e nascimento, bem como acompanhamento da recuperação após o parto. Uma das ferramentas que disponibilizo para o atendimento do pós-parto é o laser de baixa potência, que facilita a recuperação e traz alívio das dores do pós-parto e amamentação”, conclui Bruna.

Fotos: Guilherme Augusto

  • Compartilhe: