Neste 28 de agosto comemora-se o Dia Nacional do Voluntariado

Em 28 de agosto comemora-se o Dia Nacional do Voluntariado! Destaca-se, nesta data, a relevância do trabalho de pessoas que doam seu tempo, energia e talento, de maneira espontânea e não remunerada em prol de causas sociais, motivadas por valores de participação e solidariedade.

Os voluntários, representados nos mais diversos segmentos (desde organizações educacionais a instituições que atuam em causas emergenciais humanitárias), coordenam campanhas de distribuição de alimentos, resgatam animais, contribuem para mobilizações ligadas à saúde e ao meio ambiente, entre outras iniciativas.

No Brasil, o voluntariado foi (e continua sendo) peça importante no enfrentamento ao triste cenário ocasionado pela pandemia do coronavírus. Com o distanciamento social e a queda na renda do brasileiro, os voluntários empenharam-se em buscar formas de ajudar aqueles mais atingidos pela crise sanitária, seja coordenando campanhas de distribuição de alimentos, seja arrecadando roupas e itens de higiene pessoal.

A recente “Pesquisa Voluntariado no Brasil 2021” trouxe resultados positivos, revelando que tanto a quantidade de pessoas envolvidas com o voluntariado aumentou, quanto às horas dedicadas à atividade: 56% da população adulta diz fazer ou já ter praticado alguma ação voluntária na vida; 34% dos entrevistados revelaram-se voluntários ativos no momento da pesquisa.

A Agenda 2030 da ONU reconhece explicitamente os grupos voluntários como partes interessadas no alcance dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Assim, a ONU busca promover a inclusão social, econômica e política de todos, bem como garantir a igualdade de oportunidades e reduzir a desigualdade, contribuindo, assim, para a consecução do ODS 10 – Redução das Desigualdades.

Informações de Justiça do Trabalho.
Foto: Freepik

  • Compartilhe: