BARREIRAS: Ifba abre inscrições para quase 6 mil vagas em cursos técnicos

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (Ifba) iniciou as inscrições aos editais referentes ao processo seletivo destinado ao ingresso no ano letivo de 2024. Os certames abrangem tanto os cursos da Educação Profissional Técnica de Nível Médio na modalidade integrada quanto os cursos técnicos subsequentes ao Nível Médio.

No total, são disponibilizadas 5.919 vagas, distribuídas nas cidades de Barreiras, Brumado, Camaçari, Euclides da Cunha, Eunápolis, Feira de Santana, Irecê, Ilhéus, Jacobina, Jequié, Juazeiro, Paulo Afonso, Porto Seguro, Salinas da Margarida, Salvador, Santo Amaro, Seabra, Simões Filho, Ubaitaba, Valença e Vitória da Conquista, onde estão instalados os campi do Instituto. Desse montante, mais de 3.400 vagas destinam-se aos cursos integrados, enquanto 2.430 vagas são direcionadas aos cursos subsequentes.

Cursos integrados

O processo para ingresso nos cursos integrados é destinado a estudantes que, até a data da sua matrícula no Ifba, tenham concluído o Ensino Fundamental (1ª a 8ª série / 1º ao 9º ano). A seleção será feita por meio de prova a ser realizada no dia 29 de outubro de 2023, conforme Edital 2024 para Ingresso de Estudantes – Cursos Integrados, disponível em ingresso.ifba.edu.br.

A prova terá exclusivamente questões objetivas das áreas de Linguagens, Matemática, Ciências Humanas e Ciências da Natureza.

As inscrições têm início nesta segunda-feira, 21 de agosto, e poderão ser feitas até o dia 22 de setembro, exclusivamente, via internet. Será cobrada a taxa de inscrição somente para o ingresso nos cursos integrados, no valor de R$ 50,00.

Estudantes que atenderem aos requisitos definidos no edital poderão solicitar a isenção parcial da taxa para pagarem o valor de R$ 5,00, entre os dias 21 de agosto e 22 de setembro, mesmo prazo em que será possível solicitar o uso do nome social.

“Para realizar a inscrição neste processo seletivo é obrigatório que a(o) candidata(o) possua conta ativa de e-mail”, estabelece o edital. Informações sobre documentação necessária para realizar a inscrição, os cursos integrados ofertados em cada um dos 22 campi do IFBA, os parâmetros da distribuição de vagas pela Lei de Cotas, entre outras, estão detalhadas no edital  específico para ingresso nos cursos integrados.

Cursos Subsequentes

O ingresso nos Cursos da Educação Profissional Técnica de Nível Médio na forma de oferta Subsequente em 2024 é destinado a estudantes que, até a data da sua matrícula no Instituto Federal da Bahia, tenham concluído o Ensino Médio (1º ao 3º ano).

A seleção dos candidatos para os Cursos Técnicos Subsequentes para ingresso em 2024 será realizada por meio de sorteio eletrônico. Os sorteios de cada um dos 16 campi que estão ofertando vagas para os cursos subsequentes serão realizados entre os próximos dias 10 e 14 de outubro, nos dias e horários a serem divulgados no site ingresso.ifba.edu.br após a confirmação das inscrições. O resultado definitivo dos sorteios está previsto para o dia 9 de novembro de 2023, conforme cronograma do edital.

As inscrições são totalmente gratuitas e também poderão ser realizadas a partir desta segunda-feira (21) de agosto, até o dia 22 de setembro de 2022, período definido no cronograma do Edital para Ingresso nos Cursos Subsequentes. A lista de cursos consta no referido edital, que está disponível em ingresso.ifba.edu.br

Para realizar a inscrição no processo seletivo é obrigatório que o(a) candidato(a) tenha conta ativa de e-mail, pelo qual poderão ser realizadas comunicações e recuperação de senha de acesso ao sistema online de inscrição, cujo link é informado no edital.

Informações sobre documentação necessária para realizar a inscrição, os cursos subsequentes ofertados em cada campus, os parâmetros da distribuição de vagas pela Lei de Cotas, cotas de vagas para pessoas com deficiência (PcD) e quilombolas, entre outras, estão detalhadas no edital disponível em ingresso.ifba.edu.br.

Informações de Agência Sertão.
Foto: Reprodução

  • Compartilhe: