DIA DOS PAIS: Entenda a origem da data comemorada no Brasil neste domingo (13)

O primeiro registro que se tem da celebração no país é de 1953 e, tal qual outras datas comemorativas, como o Dia do Rock e o Dia dos Namorados, surgiu por conta de uma campanha de publicidade.

O Dia dos Pais chegou ao Brasil por ideia do publicitário Sylvio Bhering, que, na época, trabalhava como diretor do jornal “O Globo” e da “Rádio Globo”, no Rio de Janeiro.

“Pela primeira vez se celebrará amanhã o Dia do Papai. Pela primeira vez os filhos, no enternecido reconhecimento que devem a quem lhes consagra energias e desvelos, preocupações e esperanças, manifestarão aos pais toda a extensão do seu amor”, escreve o texto na página 1 da edição do jornal de 15 de agosto de 1953.

“Será a primeira vez e não será a última. Tão justa é a homenagem, tão universal e comovido foi o entusiasmo que a acolheu, tanto representam os pais para o coração dos filhos que se pode afirmar com convicção que a iniciativa d’O Globo e da Rádio Globo frutificará pelos anos afora numa festa anual de amor”, continuou o anúncio.

Segundo os registros institucionais no site de memória da publicação, a data comemorada em 1953 foi o 16 de agosto porque “coincidia com o Dia de São Joaquim, pai de Nossa Senhora e considerado patriarca da família”.

Nos anos seguintes, em analogia ao Dia das Mães, comemorado no segundo domingo de maio, o Dia dos Pais passou a ser festejado no segundo domingo de agosto.

Internacionalmente, a comemoração está mais atrelada ao terceiro domingo de junho, data em que o Dia dos Pais é celebrado nos Estados Unidos há mais de 100 anos, desde 1910. África do Sul, Argentina, Canadá, Chile, França, Japão, México, Reino Unido e outros adotam esta data.

A origem americana da data vem de Sonora Luise Smart, filha de um agricultor que lutou na Guerra Civil, que queria homenagear seu pai, William Jackson. A primeira comemoração aconteceu no aniversário de William, no dia 19 de junho. Após a disseminação da data, o então presidente dos Estados Unidos, Lyndon Johnson, oficializou, em 1966, o terceiro domingo de junho como Dia dos Pais, e o presidente Richard Nixon, em 1972, o transformou em feriado nacional.

Por influência da Igreja Católica, alguns países adotam o dia 19 de março, dia de São José, o esposo de Virgem Maria. Entre eles estão Portugal, Espanha, Itália e Bolívia.

Não existe um registro histórico definitivo para o surgimento da comemoração. Na tradição, segundo o registro do jornal “O Globo”, a origem vem da Babilônia, 2.000 anos a.C., quando o filho do rei Nabucodonosor teria esculpido em argila um cartão desejando sorte, saúde e vida longa a seu pai.

Informações da CNN.
Foto: Freepik

  • Compartilhe: