MUNDO: Empresa de aviões anuncia projeto de modelo com teto solar

Já imaginou voar em um avião com teto solar? A Airbus, uma das principais empresas de aeronaves do mundo, já. A empresa anunciou que está projetando aviões com janelas maiores e, inclusive, um teto transparente, democratizando a vista que agora é exclusiva dos passageiros com assentos nas janelas.


Mas o principal objetivo dos novos modelos é alcançar mais sustentabilidade, reduzindo a pegada de carbono. Conforme anuncia o site da empresa, ela está investindo em processos e ferramentas digitais, como tecnologia de impressão 3D, estruturas biônicas e uma filosofia de design circular. As inovações permitirão um avião mais leve. Isso será possível com o uso de tecidos de base biológica e polímeros reciclados.


Veja no vídeo a seguir como deverá ser a nova cabine:

O projeto está dividido entre etapas. Até 2025, o objetivo é fornecer transparência sobre o impacto ambiental das peças e operações, além de oferecer opções com emissão reduzida de gás carbônico. Até 2030, a Airbus quer introduzir novas soluções e materiais no interior da cabine, também com baixo impacto de gás carbônico. Outra meta é reduzir o desperdício de produtos da cabine durante a produção e o descarte em aterros no final do uso.


A última etapa, a partir de 2035, é integrar a geração de cabines em aeronaves movidas a hidrogênio. Os materiais da cabine passam a ser totalmente reciclados, reutilizados ou reusados, com uma política de zero aterros e incineração de materiais (exceto se exigido por regulamentação).

Informações do Alô Alô Bahia.
Fotos: Divulgação

  • Compartilhe: