SAIU NA ADORO: ICOB: Amor e cuidado com os barreirenses

Idealizado pelo Rotary Club Barreiras Rio de Ondas, o Instituto do Câncer do Oeste da Bahia, o ICOB, foi criado no dia 10 de outubro de 2019. Uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos. 

O ICOB tem o propósito de atuar como mantenedor do Hospital da Gente, uma instituição hospitalar de prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer. O objetivo maior é promover, com o apoio da população, os recursos necessários para funcionamento integral do Hospital que será referência em atendimento humanizado e qualificado para oncologia, apoiando pacientes e familiares.

A unidade de Barreiras foi inaugurada no dia 11 de maio de 2023, e está localizada na Praça do Maçom – Rua Alberto Coimbra, 502, bairro Sandra Regina. O evento contou com a presença de diretores do ICOB, autoridades, como o vice-prefeito de Barreiras, Emerson Cardoso, e integrantes da sociedade barreirense.

Marizete Zuttion, presidente do ICOB, apresentou pontos importantes sobre as ações e os projetos do Instituto. Agradeceu todo o apoio que o instituto vem recebendo através de doações e parcerias, reforçando na oportunidade a importância da participação de todos. “Nós estamos inaugurando a sede do escritório para que possamos administrar as questões internas do instituto. Estávamos carentes de um espaço para trabalhar, realizar reuniões, receber as pessoas, dar informações. É um momento de grande realização para todos nós. Isso mostra que estamos indo no caminho certo, estamos conseguindo mostrar a cara do Instituto, que é um projeto sério”, ressalta Marizete. 

Dra. Alba Dias, secretária do ICOB, reforçou a importância da construção do Hospital da Gente, enfatizando que mais de 1 milhão de pessoas no Oeste da Bahia serão beneficiadas. Ela também pontuou que apesar do Hospital da Gente ainda não estar construído, o ICOB já vem realizando atendimentos na área de diagnóstico e encaminhamentos de pessoas com câncer, como o Outubro Rosa, o ICOB Itinerante e outras campanhas importantes. “Através do Instituto ICOB, hoje já temos 300 pacientes que chegaram através de uma parceria com o projeto Plante Amor Salve Vidas. Nosso objetivo maior é prestar assistência oncológica de alto padrão para a comunidade do Oeste da Bahia”, conta. 

A ideia do Instituto surgiu da necessidade dos pacientes em tratamento oncológico em Barreiras e região. “Nós não tínhamos um serviço para realização desse tratamento, que é tão complexo. Hoje, nós temos apoio de vários segmentos e isso nos deixa muito felizes. Temos ações do ICOB junto à comunidade de Barreiras durante o ano, e isso mostra o envolvimento da população à causa” pontua Alba. 

Doar transforma

Durante o evento do dia 11, também foi apresentada a nova campanha oficial de arrecadação, que traz como tema “Doar Transforma”. As peças publicitárias trazem uma verdade que emociona e inspira a sensação de pertencimento com a causa, e estimula doações.  

Todo o trabalho desenvolvido só é possível por meio de doações da sociedade. Para ajudar, é só acessar o site: https://www.somosicob.com.br/

Fotos: Agência Opa!

  • Compartilhe: