MERCADO: Azeite de oliva brasileiro recebe ‘Oscar’ de melhores do mundo

Um dos melhores azeites do mundo é produzido no município de Canguçu (RS), na Fazenda Serra dos Tapes. O Azeite de Oliva Extravirgem Potenza “Frutado” foi reconhecido como o melhor azeite do Hemisfério Sul pelo Mario Solinas Quality Award.

Considerado o concurso mais importante da comunidade internacional do azeite de oliva extravirgem, o Prêmio de Qualidade Mario Solinas foi criado pelo COI (Conselho Oleícola Internacional) em homenagem ao pesquisador italiano Mario Solinas, responsável pelo desenvolvimento dos parâmetros de qualidade para avaliação e classificação do azeite de oliva usados mundialmente hoje.

“Um produtor brasileiro gaúcho conquistar o prêmio Mario Solinas representa uma mudança de nível: subimos no patamar do reconhecimento internacional. Por se tratar do ‘Oscar’ dos azeites, o Brasil consolida-se como um país produtor de azeite de oliva extravirgem de qualidade. A partir de agora as portas do mercado internacional estão abertas para o produtor brasileiro. Azeite virgem não é extravirgem, esta é a campanha que a IBRAOLIVA vem promovendo no mercado interno, para destacar a diferença de qualidade entre os azeites importados comercializados do mercado brasileiro, em que uma parcela importante sāo azeites virgens, com defeitos, que ostentam rótulos de extravirgem”, reforça Renato Fernandes, presidente do Instituto Brasileiro de Olivicultura (IBRAOLIVA).

O azeite

Elaborado por Cláudia Santos, Sommelier de Azeites e Mestra de Lagar da Fazenda Serra dos Tapes, o blend frutado do Azeite de Oliva Extravirgem Potenza possui acidez máxima de 0,014%, e é preparado com as variedades arbequina, coratina e frantoio. Do cultivo ao armazenamento, todas as etapas passam pela análise minuciosa da especialista.

Segundo Cláudia, o Potenza “Frutado” é ideal para acompanhar risotos, carnes brancas, queijos, molhos suaves, saladas, frutos do mar e doces. No desenvolvimento do azeite Potenza, a especialista também criou uma referência de consumo similar ao do vinho. Com isso, a versão frutada harmoniza com alimentos que combinam com vinhos brancos, rosés e espumantes.

“Estamos muito honrados e orgulhosos com um reconhecimento tão importante como o Mario Solinas Quality Award, considerado o ‘Oscar’ da comunidade internacional. Esta é uma conquista não só para a Fazenda Serra dos Tapes, como para os produtores de todo o Brasil. Nosso objetivo sempre foi oferecer aos consumidores um produto de alta qualidade e com ótimo custo-benefício, acelerando a iniciação dos consumidores no mundo dos azeites. Este prêmio vem para reforçar e coroar nossa dedicação”, comemora Santos.

Informações da Exame.
Fotos: Divulgação

  • Compartilhe: