BARREIRAS: Barreiras está em alerta para o aumento de casos de Influenza

Em Barreiras o aumento de casos de Influenza B está chamando a atenção das autoridades em saúde pública e traz o alerta para que a população reforce o calendário vacinal, além de tomar cuidados para evitar a contaminação e proliferação da doença. Os dados são da recém implantada Vigilância da Síndrome Gripal, uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde por meio do Laboratório Municipal de Análises Clínicas Leonídia Ayres de Almeida e o Instituto de Virologia do Oeste da Bahia (IVOB), da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), para onde são encaminhados todos os casos com sintomas gripais atendidos nas unidades e realizada a detecção molecular por RT-PCR para os vírus SARS-CoV-2 (Covid-19) e Influenza A e Influenza B (gripe).

“Em atendimento à orientação da Nota Técnica emitida pela Secretaria de Saúde do Estado, que considera a importância da identificação dos vírus responsáveis pelas hospitalizações e óbitos por síndromes gripais e orienta que seja feita a coleta da nasofaringe e a realização testes para Covid 19, Influenza e outros vírus respiratórios, implantamos a Vigilância da Síndrome Gripal. Após a análise das amostras coletadas, nos deparamos com mais de 80% de incidência de casos da Influenza B, dentre os resultados. Isso é um sinal de alerta para que as ações de prevenção e controle sejam reforçadas”, revela a secretária de Saúde de Barreiras, Jamile Rodrigues.

Como forma de evitar um surto da doença, a Secretaria de Saúde está garantindo o reforço vacinal à população com oferta das vacinas contra a Influenza e bivalente contra a Covid-19 em todas as unidades de saúde, inclusive com a disponibilidade de vacinação no período noturno, nas Unidades Emily Raquel (Parque Santa Lúcia) e Jardim Ouro Branco (bairro Jardim Ouro Branco). Além disso, a Secretaria orienta a frequente higienização das mãos; uso de máscara obrigatório para todos sintomáticos respiratórios; manter ambientes bem ventilados; não compartilhar objetos de uso pessoal; evitar contato próximo a pessoas que apresentem Síndromes Gripais e adotar hábitos saudáveis com uma alimentação balanceada e a ingestão de líquidos.

Informações: Dircom/PMB
Foto: Freepik

  • Compartilhe: