TECNOLOGIA: WhatsApp lança serviço de pagamentos para pequenas empresas; saiba como usar

O WhatsApp lançou, na terça-feira (11), seu serviço de pagamentos para pequenas empresas. A transferência de dinheiro entre pessoas já estava liberada no app desde 2021, mas ainda não estava plenamente ativa para empresa.

A funcionalidade permite que usuários realizem transações sem gerar links externos ou abrir outro aplicativo. Será possível usar cartões de débito, crédito e pré-pagos das bandeiras Mastercard e Visa. Terão acesso à ferramenta todas as empresas cadastradas no WhatsApp Business, que também precisarão ter contas vinculadas às plataformas de pagamento Cielo, Mercado Pago ou Rede.

Saiba como usar

* Consumidores

– Abra o WhatsApp (ou o WhatsApp Business) e vá até a página inicial de “Pagamentos” ao tocar em “⋮” no Android ou “Configurações” no iOS e depois em “Pagamentos” (ou “Pagamentos pessoais” no WhatsApp Business);

– Para criar uma conta, toque em “Adicionar forma de pagamento”;

– Crie um PIN (senha) de pagamento; que você usará para confirmar seu pagamento todas as vezes. Também é possível usa sua impressão digital ou reconhecimento facial como um método alternativo de autorizar seu pagamento;

– Insira seus dados (nome completo, CPF, CEP, entre outros) para verificar sua identidade;

– Coloque as informações do cartão e verifique-as por mensagem de texto, e-mail ou app do banco;

– Para pagar as empresas que já estejam habilitadas, toque na opção “Revisar e Pagar” quando receber um pedido de pagamento da empresa dos produtos escolhidos. Depois de confirmar o cartão e inserir a senha, dá para ver o status do pagamento diretamente no chat ou na página inicial “Pagamentos”.

* Empresas

– Abra o WhatsApp Business na página “Pedidos”, tocando em “⋮” no Android ou “Configurações” no iOS e depois em “Pedidos”;

– Para aceitar pagamentos com cartão para os pedidos, toque em “Aceitar cartões de crédito e débito” na seção “Formas de pagamento”;

– Vincule sua conta selecionada a uma das três empresas de serviço financeiro (Cielo, Mercado Pago ou Rede);

– Coloque o e-mail ou ID associado à sua conta na plataforma de transação financeira e você receberá um código de confirmação com o qual poderá finalizar o processo de vinculação;

– Os clientes vão enviar mensagens sobre os itens do catálogo ou enviar um carrinho com os itens nos quais estão interessados. Para cobrar, será possível criar um pedido com os itens do catálogo para que eles paguem;

– É possível gerenciar todos os pedidos de seus clientes e ver os status de pagamento em tempo real dentro do aplicativo WhatsApp Business e emitir reembolsos por meio do painel de controle da empresa de transação financeira.

Informações do Alô Alô Bahia
Foto: Divulgação

  • Compartilhe: