SAIU NA ADORO: Uma Bahia Farm Show sem fronteiras

Em entrevista, presidente da Feira e da Aiba, Odacil Ranzi, fala sobre as expectativas do evento e do agro para 2023

O lançamento da Bahia Farm Show 2023 aconteceu em dezembro do ano passado e foi um sucesso. Quais foram as principais novidades anunciadas para a feira?

As novidades são muitas. Graças a Deus e ao esforço de todos estamos preparando uma Bahia Farm Show que nos permitirá alcançar novos recordes em 2023. Os expositores poderão contar com uma estrutura superior à dos anos anteriores. O principal é que estamos construindo um novo prédio para a sede própria da Aiba, com aproximadamente 1.866 m², que contemplarão salas de reuniões e auditório com capacidade para atender 200 pessoas. Também haverá uma reestruturação de toda a parte da infraestrutura elétrica subterrânea no parque para oferecer aos expositores uma segurança ainda maior na exposição de seus equipamentos. E, para atender aos expositores que não conseguiram espaço na feira em 2022 em virtude da grande demanda, ampliamos o complexo em 22 mil m². Assim, a Bahia Farm Show, que antes desfrutava de uma área de 191 mil m², terá um aumento de 11% e ficará com um total de 212 mil m².

O ano de 2023 será de desafios para o setor do agronegócio. Qual é a expectativa geral da diretoria para os eventos do agro neste ano, em especial para a Bahia Farm Show?

Este é um ano de mudanças, mas estamos confiantes. O produtor rural passa por desafios diariamente, mas somos otimistas. Por isso enfrentamos cada um deles de cabeça erguida. Em termos de sustentabilidade nos processos produtivos, o produtor rural baiano, especialmente o da região Oeste, tem estado na vanguarda no que diz respeito às leis ambientais. Exemplo disso é o cumprimento do Código Florestal Brasileiro, que completou 10 anos em 2022. Lei esta que dispõe sobre as medidas de proteção da vegetação nativa e criou o Cadastro Ambiental Rural (CAR). Através da adoção de boas práticas agrícolas, a otimização do uso dos recursos hídricos, o sequestro de carbono no solo e proteção e a recuperação de nascentes, o produtor rural tem sido referência no quesito sustentabilidade e espelho para outras regiões do Brasil e do mundo, o que garante a segurança alimentar de forma sustentável. A atenção ao cumprimento do Código Florestal deixou o agronegócio baiano mais forte e competitivo. Sobre a Bahia Farm Show, não temos dúvidas de que será um grande sucesso. Estamos há cinco meses do início da feira, e neste momento, 90% dos espaços já foram vendidos.

Com o tema “O agro sem fronteiras”, a feira também buscará trazer conhecimento até o produtor? Como será a programação?

Como o próprio tema já diz, o agro é sem fronteiras. E não existe expansão sem pesquisa, sem tecnologia. Acreditamos que um dos motivos para o sucesso da Bahia Farm Show durante todos esses anos é porque temos o compromisso com o agricultor e com o visitante, de forma geral, de apresentar o que há de melhor e de mais tecnológico, sem que haja necessidade de saírem da nossa região. Com certeza serão apresentadas muitas pesquisas para fortalecer nossa produção de maneira mais sustentável e tecnológica. Teremos muitas palestras, visitas importantes e, sem sombra de dúvidas, muita tecnologia. O agro mostra que não temos fronteiras, pois os produtos aqui produzidos são consumidos em outros lugares do mundo, assim como a matéria-prima utilizada aqui vem de outros países. A nossa feira também não tem fronteiras, pois buscamos divulgar as nossas tecnologias para todo o Norte e Nordeste brasileiros.

A Feira tem crescido mais a cada edição e alcançado novos níveis em negócios e também em relevância para o mercado. O senhor acredita que a internacionalização da Feira irá se consolidar ainda mais neste ano?

Com certeza. Buscamos sempre o melhor. Temos confirmadas para a feira de 2023, na sua 17ª edição, a participação de empresas do Canadá, França, Nigéria, Argentina, Estados Unidos, Alemanha e Irlanda. Esses países já estão garantidos, mas as negociações não param. Até o dia 6 de junho, ainda teremos a confirmação de muitas outras que estarão presentes neste evento.


Fotos: Assessoria Bahia Farm Show

  • Compartilhe: