SAIU NA ADORO: Surpreenda-se com a beleza da viagem de balão feita em pleno Recôncavo baiano

Texto: Simone Regina

Se você usa as redes sociais ou navega pela internet, certamente já viu essa cena: um balão voando alto em meio a cenários paradisíacos. A maioria dos cliques disponíveis por aí são do maior centro de balonismo do mundo, localizado na Capadócia, Turquia. O que pouca gente sabe, é que já é possível vivenciar essa inesquecível experiência de voar em um balão, e ainda ser presenteado com paisagens incríveis, em pleno Brasil, mais precisamente, na Bahia. 

É o que propõe a Bahia Balonismo, empresa que existe há um ano, na cidade de Santo Antônio de Jesus. A ideia surgiu da vontade pioneira de Reginaldo Souza, piloto de balão tripulado, de trazer a magia de voar para o estado. “Nós somos os primeiros na Bahia a promover a cultura do balonismo, que já existe em estados do Sul do país. A ideia é fazer as pessoas contemplarem a natureza e as paisagens de uma forma inédita, em território baiano.”

Uma experiência inesquecível 

A viagem começa em terra, com o translado para o local da decolagem, que fica no Hotel Fazenda São Geraldo, a cerca de cinco minutos da BR-101. O primeiro passo é tomar um café da manhã reforçado e em seguida participar de toda a montagem do balão. A viagem começa a partir das 5h40 da manhã, o que permite ver o nascer do sol nas nuvens. A duração é de cerca de uma hora e inclui a visita, do alto, a fazendas de criação de gado e plantações de frutas e outros produtos, como laranja e milho, por exemplo. Dá para ver ainda montanhas, rios, represas, muita mata atlântica e vestígios de caatinga e cerrado – típicos do recôncavo baiano. Tudo muda a depender do lado que sopre o vento: “É ele quem vai ditar o trajeto, que será fotografado de maneira profissional e com muito carinho. Para completar, ao final do voo, ainda fazemos um belo brinde com espumante”, conta orgulhoso o proprietário.

O mais curioso é que a viagem é feita num gigante: o maior balão do Norte/Nordeste, o BR-IZA1. Seu peso de decolagem é de 2.325 quilos, o que permite realizar voos em grupos de até 20 pessoas. Tudo acompanhado de perto por 5 profissionais da equipe de instrução. Para agendar um passeio neste gigante dos ares, é preciso entrar em contato com a empresa e verificar a disponibilidade de data. “Todo mundo pode voar de balão, crianças a partir de três anos de idade e os adultos. A idade não importa muito, contanto que a pessoa tenha uma boa condição física e esteja com boa saúde para fazer o voo”, explica o piloto. 

Como tudo na vida exige um pouco de cuidado, para viver essa aventura é preciso agendar a viagem com antecedência. Depois, é só embarcar nessa missão inesquecível.

 

  • Quem pode voar de balão? 

Crianças a partir dos três anos de idade e adultos de todas as idades.

  • Quando são os voos? 

Finais de semanas para grupos de até 20 pessoas. De segunda a sexta-feira, voos exclusivos de acordo com a disponibilidade.

  • Qual o horário de decolagem? 

Por volta das 5h40.

  • Onde fica? 

A Bahia Balonismo fica localizada em Santo Antônio de Jesus. O ponto de decolagem fica no Hotel Fazenda São Geraldo, a cerca de cinco minutos da BR-101.

Qual o contato? 

Telefone: (75) 98815-4400 | Instagram: @bahiabalonismo

Fotos: Bahia Balonismo

  • Compartilhe: