LEILÃO: Raríssima Harley-Davidson 1908 é a moto mais cara já vendida em leilão

Uma raríssima Harley-Davidson 1908 arrematada no mês passado por US$ 935 mil (R$ 4,9 milhões) se tornou a motocicleta mais cara já vendida em um leilão, de acordo com a Vintagent, que acompanha as vendas de motocicletas antigas. O leilão foi promovido pela Mecum, em Las Vegas, no último mês.

É uma das apenas 450 motocicletas produzidas pela Harley-Davidson em 1908, e os sobreviventes desse período inicial da história da marca norte-americana são extremamente raros. Junte isso ao fato de que poucos deles estão tão corretos e originais quanto este – que inclui tanque, rodas, polia da correia do motor, capa do assento e luva do silenciador exatamente como saíram da artesanal linha de montagem – e fica claro que esta Strap Tank é um máquina verdadeiramente excepcional.

Em termos de história da Harley-Davidson, não há modelo mais importante do que a lendária Strap Tank, pois se trata do modelo mais antigo da HD, já que os protótipos anteriores foram para o museu da marca décadas atrás.

Em 1905, a produção das motocicletas Harley-Davidson começou em um pequeno galpão de madeira, e a pequena empresa construiu apenas cinco máquinas naquele ano. Esses primeiros exemplares tinham 440 cc e produziram cerca de 5 cv, o que na época era bastante potência.

Em 1906, uma nova fábrica foi construída na Chestnut Street – que mais tarde foi renomeada para Juneau Avenue e ainda hoje abriga a sede da Harley-Davidson – e cerca de 50 motos foram construídas naquele ano a partir do prédio de um andar.

Esses primeiros modelos são conhecidos como Strap Tank por causa das faixas de aço niquelado que suspendem os tanques de combustível e óleo da estrutura da moto. Em 1907, a fábrica construiu cerca de 150 máquinas e, em 1908, a produção saltou para 450 unidades. A Harley-Davidson não era a maior fabricante, mas a Strap Tank ganhou uma reputação de robustez, o que era muito necessário naqueles tempos de pré-pavimentação.

E as primeiras Strap Tank são as mais cobiçadas de todas as Harley-Davidson, já que estabeleceram o padrão para toda a produção futura, combinando um estilo limpo, mas conservador, um esquema de cores sóbrio, peças resistentes ao trabalho pesado e um motor um pouco maior e mais forte do que as demais.

Esta Harley-Davidson Strap Tank 1908 foi descoberta em um celeiro de Wisconsin por David Uihlein em 1941, e ele a manteve em seu estado original pelos próximos 66 anos, para então submetê-la a uma restauração completa com a ajuda do especialista Paul Freehill, de Fort Wayne, Indiana.

Informações da Forbes.
Fotos: Divulgação

  • Compartilhe: