BARREIRAS: Exposição “Memória dos Foliões Barreirenses” está em cartaz até o dia 28

A história do Carnaval de Barreiras, festa popular que teve início na década de 30, é destaque na exposição “Memória dos Foliões Barreirenses”, que está aberta ao público no Museu Municipal Napoleão de Mattos Macêdo. A mostra acontece através da Secretaria de Cultura e Turismo e segue até dia 28 de fevereiro, exibindo um acervo fotográfico que propõe uma viagem no tempo, evidenciando elementos que transitam entre diferentes momentos dos Carnavais passados.

Imagens e adereços remetem aos brilhos dos carnavais antigos e relembram personagens momescos, a exemplo de Aguinaldo Pereira e seu primeiro trio elétrico, os concursos de Rainha e Rei Momo organizados por Lélia Rocha, além da alegria de Zé de Hermes.

A diretora do museu Fabiana Almeida convida os foliões e toda população para conhecer um pouco mais do espaço e relembrar os antigos carnavais dos clubes, das ruas do Centro Histórico até a progressão do carnaval nas avenidas.

“O carnaval é parte da memória histórica de Barreiras, vivências e alegrias são contadas por meio dessa festa popular que teve influência dos carnavais e bailes cariocas, depois dos blocos de rua de Olinda até chegar no formato do legítimo carnaval baiano com trio elétrico e blocos. Essa mostra conta um pouco dessa trajetória, lembrando sempre dos carnavalescos das famílias tradicionais. Convidamos toda população para conhecer a exposição”, disse a diretora Fabiana.

O Museu Municipal Napoleão de Mattos Macêdo fica localizado na rua José Bonifácio, Centro. O funcionamento é de segunda à sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h.

Informações e Fotos: Dircom/PMB

  • Compartilhe: