ADORO TRIP: Confira 8 destinos de ecoturismo em Barreiras para fugir do Carnaval!

A oeste do Rio São Francisco, às margens de seu afluente Rio Grande, está a cidade de Barreiras, a 853 km de Salvador. Mais voltada ao turismo de negócios que ao de lazer, pois é o principal pólo político e econômico da região, a cidade reserva surpresas para quem quer encontrar paisagens inusitadas e experimentar novas aventuras.

Cachoeira do Acaba Vida

Rodeada de vegetação exuberante, essa cachoeira cai de uma altura de 36m. A violência da queda forma névoa e, conforme a luz, um arco-íris. Nas redondezas não há restaurantes nem bares; leve água e lanche. * A 90 km a oeste de Barreiras pela BR-020, sentido Brasília. No Rodoanel da Soja, entre à direita e rode mais 10 km.

Cachoeira do Redondo

Em ambiente de rara beleza, essa cachoeira forma piscinas ideais para banho. A trilha de acesso, ladeada por palmeiras de buritis e vegetação de cerrado, é habitat de várias espécies de pássaros. * 20 km em estrada de terra a partir da Cachoeira do Acaba Vida, uma queda d’água que forma uma grande piscina transparente com três metros de profundidade.

Serra do Mimo

O caminho até a serra passa por formações rochosas que lembram uma cidade medieval de pedra. Do alto tem-se vista privilegiada da cidade de Barreiras. Trilhas no topo levam a um sítio arqueológico com instruções rupestres. 0h15 de subida a pé. 1 km de Barreiras. As trilhas se iniciam: no Bairro Loteamento Flamengo e no Jardim Ouro Branco. Subir com guias.

Serra da Bandeira

Muito procurada para rappel. Do mirante avista-se boa parte da cidade. É possível alcançar o topo por estradinha asfaltada ou deixando o carro no sopé e caminhando por uma trilha até o cume, uma opção para os menos comodistas. Acesso pela Estrada do Aeroporto.

Rio Grande

Banha a cidade de Barreiras, constituindo um paraíso para os pescadores. Navegável, faz um percurso de 551 km até desembocar no São Francisco. Para pesca e passeios no rio, procure as agência de turismo da cidade

Rio de Ondas

Nas redondezas de Barreiras existem bonitas paisagens às margens do Rio de Ondas, afluente do Rio Grande, cujo leito é de cascalhos e pedras. Suas corredeiras são perfeitas para a prática do bóia-cross. As áreas de lazer localizadas ao longo do rio possuem trilhas para motos e caminhadas. O lugar possui infra-estrutura turística, pousadas, bares e restaurantes. A 6 km do centro por estrada pavimentada.

Gruta do Catão – Barreiras

Localizada na divisa com São Desidério, a Gruta do Catão tem um acesso relativamente fácil. Você pode chegar lá através de uma trilha de aproximadamente 100 metros, em terreno íngrime, pedregoso e de vegetação densa. As árvores são de grande porte e as paisagens exuberantes, com um grande penhasco em forma de ‘U’, de onde se avista o Lago Azul, um dos principais cartões postais da região.

Lagoa Azul – Barreiras

A partir da Gruta do Catão você pode avistar a Lagoa Azul. Uma nascente formando um lago azul, cuja entrada se esconde atrás de enormes paredões de rocha. A água emerge à superfície na entrada de um grande salão interno, por onde corre um riacho, desaparecendo mais adiante.

Com informações do Manual do Turista

  • Compartilhe: