BAHIA: Comunidade rural ganha primeira rede de eletricidade 100% sustentável do Brasil

O primeiro sistema de microrrede de energia totalmente sustentável do Brasil foi instalado no início deste mês, na comunidade isolada Xique-xique, que fica na cidade de Remanso, no norte da Bahia. Esta também é a primeira vez em 90 anos que a localidade tem eletricidade durante todo o dia.

São 110 casas – que abrigam cerca de 400 moradores – que passaram a ter energia elétrica, a partir da instalação de uma usina solar e uma rede de distribuição feita pela Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba).

Segundo a moradora Maria Domingas dos Santos, a instalação trouxe um sentimento de conquista e gratidão para a comunidade, que não tinha acesso à internet, por exemplo. Só era possível acessar sites e redes sociais na sede do município.

“Era um grande sonho e agora podemos usar a geladeira, ferro, ter acesso à internet e ter aulas à noite. Foi uma conquista depois de muitas lutas”, contou.

O projeto também contempla uma escola, um poço artesiano comunitário e a associação de moradores. Segundo a Coelba, o sistema vai garantir um consumo médio de 80 quilowatt-hora (kWh) para cada residência, durante todo o mês.

A comunidade Xique-xique vive essencialmente da agricultura familiar e da produção caseira de mel. Com a instalação da energia elétrica, a Coelba doou mais de 90 geladeiras aos moradores, contemplando quase todas as casas que passaram a ter acesso à rede.Os moradores também se inscreverão no programa da Tarifa Social que concede descontos de até 65% na conta de luz para consumidores de baixa renda.​

Informações do G1 Bahia.
Foto: Reprodução

  • Compartilhe: