MERCADO: Balenciaga perde relevância em ranking de marcas admiradas na moda

O Lyst Index é um ranking trimestral das marcas e produtos mais quentes da moda. Nessa quinta-feira (2/2), a plataforma divulgou o relatório referente aos últimos três meses de 2022. Nas primeiras posições, estão as grifes Prada, Gucci, Moncler, Miu Miu e Valentino. Entre os destaques da edição, está a queda de sete posições da Balenciaga. Os dados são levantados pela Lyst, empresa de tecnologia fashion e aplicativo de compras.

A Balenciaga saiu da quarta para 11ª colocação no Lyst Index. Nos últimos meses, a marca vem enfrentando um onda de boicotes. O motivo foi a campanha que envolvia crianças e ursos de pelúcia com adereços sadomasoquistas. Divulgada em novembro, a ação gerou uma série de acusações contra a grife, inclusive de pedofilia. Depois da repercussão negativa, a grife pediu tentou se retratar pela “publicidade inapropriada”.

Em geral, o quarto trimestre de 2022 teve grandes movimentações. A Prada ficou, pela primeira vez, no topo do ranking, com o título de marca mais popular do mundo. A label italiana teve um aumento de 37% nas pesquisas. Já a Moncler elevou 14 posições, enquanto a Bottega Veneta subiu cinco “degraus”.

Depois de conquistar o primeiro lugar nos dois trimestres anteriores, a Gucci desceu para o segundo lugar, com público atingido pela notícia da saída de Alessandro Michele da direção criativa. A etiqueta acaba de anunciar o estilista Sabato De Sarno como substituto.

Entre as novidades do Lyst Index Q4, está a saída da Off-White, que costumava ter presença garantida no relatório com as 20 marcas mais quentes da moda. Depois da morte do fundador da marca Virgil Abloh, o estilista Ibrahim Kamara assumiu o comando no começo de 2022. Desde então, os clientes e admiradores estão tentando entender os novos rumos.

A entrada das marcas Ugg e Coach na lista também merece atenção. “Os compradores da geração Z estão dando vida nova a marcas antes adormecidas. Ficando no 15º lugar – e com mais de 1,2 bilhão de menções no TikTok – a influência de Ugg é inegável”, apontou a plataforma que sintetiza os dados. As buscas pelo modelo Ultra Mini de botas da label dispararam 82%.

“Em 19º lugar, a Coach está subindo graças a um aumento na demanda por suas bolsas com preços mais acessíveis durante a temporada de presentes, que aumentaram em popularidade entre os compradores da geração Z”, completou a Lyst.

Veja a lista completa:

1. Prada (posição anterior: 2)
2. Gucci (1)
3. Moncler (17)
4. Miu Miu (5)
5. Valentino (3)
6. Bottega Veneta (11)
7. Loewe (14)
8. Dior (6)
9. Dolce & Gabbana (12)
10. Saint Laurent (13)
11. Balenciaga (4)
12. Nike (15)
13. Versace (10)
14. Fendi (7)
15. Louis Vuitton (9)
16. Diesel (8)
17. Ugg (não estava)
18. Burberry (19)
19. Coach (não estava)
20. Jacquemus (16)

Informações da Metrópoles.
Fotos: Divulgação

  • Compartilhe: