SAIU NA ADORO – Um novo conceito de gastronomia em Barreiras: conheça o restaurante ZŌN

Texto: Elisabeth Guerra

Dizem que para uma experiência ser completa é preciso aguçar todos os sentidos e deleitar-se ao longo do processo. O conceito ganha ainda mais força quando se trata de uma vivência gastronômica, onde o sabor, o aroma e a beleza dos pratos se misturam ao som do ambiente e a estética do espaço. É exatamente esse o propósito do mais novo restaurante em Barreiras: o Zōn Modern Sushi Bar, que abriu as portas recentemente na cidade.

O novo estabelecimento celebra a veia japonesa do cardápio e a mistura a uma infraestrutura que exala sofisticação e modernidade. O projeto de arquitetura assinado por Jéssica Nunes traduz exatamente o que os irmãos Renan e Vinícius Pedrosa, e a mãe deles, Cibele Pedrosa, queriam ao criar o conceito do restaurante: “Nossa família sempre foi muito apaixonada por viajar e conhecer restaurantes, e sentíamos muita falta de uma gastronomia japonesa com um padrão mais elevado aqui na cidade, com mais diversidade em peixes e iguarias que fazem parte da cozinha contemporânea, foi assim que nasceu a ideia do Zōn”, explica Vinícius.

Além do visual impecável, o Zōn busca oferecer uma experiência completa, desde entrar no restaurante ao consumo dos pratos, como conta o sócio: “A escolha do nome Zōn, termo que deriva da palavra inglesa zoom, significa ampliação, horizonte, e é isso que buscamos. Queremos ir o mais distante possível e inovar principalmente no que diz respeito aos insumos. Quem vem ao nosso restaurante é aquela pessoa que está incomodada com a mesmice, com os mesmos pratos e as mesmas propostas, e procura algo diferente. Esse é o nosso diferencial.”

De acordo com Vinícius, o start foi durante os testes das receitas: “Percebemos que estávamos com uma abrangência enorme de produtos que nunca foram vistos na região, porém, era impossível colocar todos no cardápio de uma vez só. Então decidimos que semanalmente nós iríamos trocar os produtos para promover a diversificação necessária para surpreender o visitante a cada ida ao restaurante.” Por isso, o estabelecimento não oferece um cardápio com pratos fixos: “Assim como na cozinha moderna e de alto padrão, nosso cardápio é reduzido. Utilizamos como base o conceito japonês ‘omakase’, onde o chefe tem total liberdade para montar os pratos de acordo com o desejo e gosto do cliente. Oferecemos o ‘Experiência’, que se volta para toda a diversidade que trabalhamos, e a linha ‘Brasil’, que é voltada para os sushis mais consumidos no país”, revela.

No comando da cozinha estão dois chefes que exibem em seus currículos grande expertise. O chefe Samuel Diniz possui 24 anos de experiência em grandes restaurantes de São Paulo, e o chef Fábio Akira, que é barreirense, retorna à cidade natal trazendo na bagagem 10 anos de experiência. “O feedback tem sido muito bom, principalmente do público que ama comida japonesa. Isso é muito gratificante e é uma honra muito grande trazer uma diversidade enorme de produtos de qualidade para a nossa cidade. Estamos muito felizes em ver o nosso restaurante funcionando. Mas aviso que vamos lutar sempre para manter o melhor e mais inovador cardápio, no espaço mais charmoso do município”, finaliza.

Fotos: Karla Kimura

  • Compartilhe: