CLUB ADORO: Conheça os 15 melhores rótulos de vodka de 2022

Um total de 15 vodkas recebeu o prêmio máximo na competição Global Spirits Vodka Masters de 2022. A edição deste ano ocorreu em um cenário de interesse renovado do consumidor pelo destilado, com o ressurgimento da mixologia feita em casa, induzida pela pandemia.

O Global Spirits Masters é uma competição internacional que classifica os destilados em cada categoria principal de bebidas. O julgamento é dividido em 21 rodadas separadas para garantir que cada classe de destilado seja avaliada por juízes especializados – grupo formado por jornalistas, compradores de varejo, bartenders e educadores.

A competição concede medalhas de ouro e prata, e os melhores recebem o título máximo de Master. O rótulo vencedor em cada categoria é designado Taste Master.

Belvedere Organic Infusions Pear Ginger Vodka

A melhor vodka, ganhadora dos prêmios Master e Taste Master, foi a Belvedere Organic Infusions Pear Ginger Vodka – vodka de centeio polonesa da destilaria Polmos Zyrardów, uma das mais antigas da Polônia. Ela produz vodka desde 1910, e a Belvedere desde 1993.

A vodka Belvedere é feita a partir de uma variedade de grãos tradicionais de centeio polonês. As de propriedade única usam um tipo de centeio chamado Diamond, enquanto a linha principal usa o grão com alto teor de amido Golden.

O rótulo é primeiro destilado em várias destilarias agrícolas regionais e depois redestilado em um alambique de três colunas na Polmos Zyrardów, no município de mesmo nome.

As vodkas saborizadas têm um processo de produção diferenciado. Cada um dos componentes botânicos ou sabores individuais são macerados em álcool de alto teor desde a segunda destilação, com duração de vários dias a semanas. Eles, então, são destilados separadamente em alambiques de estilo Charentais. Após a destilação, são misturados e diluídos com água para se ter o resultado final da vodka aromatizada.

Tamova Quadruple Distilled Vodka

A melhor vodka na categoria Premium foi a Tamova Quadruple Distilled Vodka. Esta é uma marca de vodka australiana vendida exclusivamente pela Aldi Australia. Ganhou prêmios no Spirits International Prestige Awards e no International Spirits Challenge.

Na categoria Super Premium, os vencedores foram a Prodal 94 Stalinskaya Gold e a Black Cow Vodka.

Black Cow Vodka

Não, Stalinskaya não tem o nome do ditador soviético Joseph Stalin. É uma marca de vodka romena. O nome, derivado da palavra russa “stal” (ou aço), significa força. A marca tem sido uma vencedora recorrente em competições internacionais de vodka. Ela é produzida por meio de um processo de destilação de três etapas e um processo de filtragem de cinco etapas. A etapa final envolve uma filtração muito lenta através de areia de quartzo.

Prodal 94 Stalinskaya Gold

Já a Black Cow Vodka é uma marca britânica, a primeira vodka de leite puro do mundo. É feita a partir do soro que sobrou depois que o leite (coalhada) foi usado para fazer queijo. É um rótulo excepcionalmente suave.

A vodka mais bem classificada na categoria Ultra Premium foi a Chapel Down Chardonnay Vodka. Esta é uma vodka britânica triplamente destilada que, como o nome sugere, é feita a partir de um destilado derivado da casca da uva Chardonnay. Chapel Down é uma vodka suave e cremosa, muito floral, com leves notas cítricas, de pêssego e uma pitada de aromas de anis.

Chapel Down Chardonnay Vodka

Duas microdestilarias, Tayport Distillery Malt Barley Vodka e a Microbrasserie Beemer Vodka, conquistaram medalhas Master na competição. Tayport é uma destilaria escocesa que produz sua vodka a partir de um purê de cevada maltada. Ela malta a cevada a uma temperatura mais alta do que a tradicional, pois acredita que isso produz uma vodka mais saborosa. O rótulo é caracterizado por uma textura incrivelmente suave e venceu várias premiações de vodka.

A Microbrasserie Beemer Vodka é uma vodka canadense da província de Quebec. A empresa é uma destilaria e uma cervejaria, com um alambique que incorpora uma coluna de retificação equipada com um deflegmador. A coluna inclui uma tecnologia espiral patenteada projetada para maximizar a captura de aromáticos de peso molecular mais leve.

A vodka mais bem classificada na Europa foi a Anora Group Koskenkorva Vodka Original, da Finlândia. Esta é uma vodka à base de cevada destilada em coluna. É um rótulo vibrante, neutro e suave, excepcionalmente fresco e seco no paladar. O Anora Group também ganhou uma medalha Master por sua Koskenkorva Vodka Organic. Ela foi a marca de vodka mais premiada do evento, com quatro Master em diferentes categorias.

A melhor vodka à base de milho foi a Ignite International Vodka, um destilado norte-americano feito em coluna destilada, filtrada a carvão. Como muitas vodkas à base de milho, é ligeiramente doce no paladar.

Quatro vodkas receberam medalhas Master por seus rótulos com sabor: a Cardi Bay Vodka da Eccentric Spirit Company; a Vodka Botanical Grapefruit da Spirit of Manchester Distillery; Koskenkorva Vodka Sauna Barrel do Anora Group; e Koskenkorva Vodka 7 Botanicals.

Cardi Bay é uma vodka galesa aromatizada com tojo, abundante ao longo da costa de Ceredigion. O tojo é um arbusto espinhoso nativo da Europa e do norte da África que cheira levemente a coco. Originalmente introduzido em todo o mundo para fornecer forragem para ovelhas e fazer “cercas vivas”, ele forma matagais densos e impenetráveis ​​e agora é considerado uma erva daninha invasora.

Flavored Botanical Vodka Grapefruit

A Flavored Botanical Vodka Grapefruit da Spirit of Manchester usa um processo de destilação de alta pressão e baixa temperatura para preservar o caráter frutado de seus botânicos. O resultado é uma vodka que captura tanto o caráter cítrico doce e suculento da toranja recém-descascada quanto o amargor que persiste no centro.

Koskenkorva Sauna Barrel não tem nada a ver com saunas. É uma vodka que foi envelhecida em barris de carvalho carbonizados. O resultado é uma bebida com sabores muito leves do tipo bourbon e notas de alcatrão e fumaça. Koskenkorva 7 Botanicals é um rótulo de edição limitada aromatizada com uma seleção de sete flores de verão e botânicos. A lista inclui hibisco, lavanda, urtiga, erva-dos-carpinteiros e vários outros ingredientes não revelados – ou seja, secretos. O resultado é uma bebida cítrica com notas florais e um toque de amargor herbal.

A última medalha Master foi para o Licor de Cereja da Destilaria Ellers Farm Scarlett, um licor britânico à base de vodka produzido em North Yorkshire. Na boca, tem gosto de bolo Floresta Negra com notas de cereja azeda, chocolate, amêndoa e café.

Informações da Forbes.
Fotos: Divulgação

  • Compartilhe: