SAIU NA ADORO – Fórmula de Sucesso: Entenda como o investimento na capacitação dos colaboradores e no ambiente de trabalho podem fazer a diferença no resultado da empresa

Garantir e manter o sucesso da empresa é o sonho de qualquer empresário. O problema é que muitos investem pesado na estrutura, no ambiente digital e no estilo de liderança, e esquecem de investir em quem é responsável por fazer a roda girar: o capital humano.

Hoje, sabe-se que assegurar o bem-estar e capacitar o funcionário é essencial para o sucesso de uma organização. Uma prova disso é o estudo realizado pela Universidade da Califórnia que mostrou que um trabalhador feliz é 31% mais produtivo, três vezes mais criativo, 37% mais eficiente nas vendas e ainda mais motivado a atender melhor o cliente, evita acidentes no trabalho e reduz desperdícios.

Um ótimo jeito da empresa investir em seus colaboradores é aplicar um conjunto de ações que visam desenvolver o bom ambiente de trabalho, o famoso Marketing Interno. Quem faz o alerta é a administradora, especialista comportamental e gestora da Destaque Consultoria, Cristina Marçal: “O investimento no Endomarketing é o mais assertivo, visto que fomentar o bem-estar dos colaboradores dentro do ambiente de trabalho se torna crucial no momento em que vivemos. Segundo o psiquiatra Augusto Cury, a humanidade sofre atualmente da síndrome do pensamento acelerado, tornando tarefas que antes eram fáceis de execução mais difíceis de serem executadas pois requerem concentração alta. Neste sentido, o ambiente tranquilo influencia consideravelmente no comportamento desses colaboradores”, afirma ela. 

Na prática, as ações do endomarketing assumem a forma de incentivo, motivação, apoio, reciclagem profissional, ou seja, aperfeiçoamento dos conhecimentos dos profissionais e capacitação dos funcionários, pontos que toda empresa precisa ter para o seu bom funcionamento. Sobre os dois últimos pontos, Cristina ressalta: “O investimento em capacitações deve ser implementado no planejamento anual da empresa, já que ele gera resultados sustentáveis. Capacitar deve ser um valor que a empresa deve cultivar através de treinamento anual. A reciclagem profissional é necessária para alinhar as expectativas da empresa com os objetivos dos clientes e funcionários.”

Para que todo esse investimento se torne viável é preciso conhecer os perfis das pessoas que trabalham para a empresa. Como a motivação é variável, algo que motiva um colaborador pode não oferecer o mesmo resultado em outros. Oferecer um propósito à equipe ajuda a gerar engajamento e a fazer com que eles percebam que o trabalho é importante. É preciso fazê-los entender uma razão maior para a realização do trabalho: “Se faz necessária a criação de um ambiente de trabalho com clima organizacional satisfatório para todos trabalharem”, completa Cristina.

O resultado desse investimento se percebe nas conquistas, no crescimento e avanço que a organização e seus funcionários conseguem após o início dessas práticas. Um desses resultados é a diminuição do turnover [rotatividade]: “Existem estudos científicos que mostram uma diminuição do turnover dentro das empresas que possuem planos de carreiras sustentáveis como PCS (Plano de Cargos e Salários) e metas escalonadas. Neste sentido, tanto as empresas, que cada vez mais estão investindo no endomarketing, quanto seus colabores saem ganhando”, finaliza Cristina.

Foto: Divanildo Silva

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