SAIU NA ADORO: Do projeto à produção: Entenda os processos e criação e a concepção do projeto ideal para cada estilo

É fato que cada cabeça é um mundo e cada estilo de vida reflete uma personalidade diferente. Ao falar em arquitetura e decoração, esses conceitos ganham ainda mais força ao passo que devem ser levados em conta, pois irão refletir a alma de quem irá morar ou conviver no imóvel projetado. O ideal é encontrar soluções que não comprometam a funcionalidade dos espaços e respeitem o gosto de cada pessoa.

Quem explica isso é Mylla Gregorutti, proprietária da loja Casa Tua, em Barreiras. Para ela, é preciso valorizar a individualidade de cada um: “A nossa casa é o reflexo da nossa alma e é por isso que eu adoro a palavra decoração, pois se observarmos a junção, ela se torna duas: de coração. É exatamente assim que devemos decorar, com o coração. Por isso costumo dizer que na Casa Tua, a Casa é Tua, pois temos todos os estilos, desde o moderno ao clássico e buscamos sempre as novidades no segmento para sermos pioneiros. A nossa loja foi a primeira da cidade a trazer o estilo orgânico, que foi destaque na Casa Cor São Paulo deste ano, por exemplo. É um trabalho de garimpo, uma curadoria que busca sempre a diversidade para os nossos clientes e parceiros.”

Mylla ressalta a importância de oferecer um leque diverso de produtos e opções para que o cliente se encontre e escolha conforme seu gosto e suas necessidades. Para ajudar nesse processo de entendimento da personalidade, a empresária convidou alguns profissionais da área para dar dicas de como criar um belo projeto sem deixar de lado o estilo de cada um. Confira!

 

@arq.aline.escobar
ALINE ESCOBAR, ARQUITETA

Aline Escobar tem um escritório de arquitetura e interiores com atuação em Barreiras, Salvador e no Rio de Janeiro, e é coordenadora de projetos da Construtora Solare. Arquiteta, urbanista e designer de interiores por formação, ela acredita que alguns valores são primordiais na concepção de cada projeto, como o respeito ao protagonismo do cliente, a colaboração da equipe, e claro, a excelência na elaboração e entrega dos produtos e projetos: “Quando temos referências diversas, conseguimos cruzar o que o cliente traz como ideia, com técnicas pouco óbvias, criando soluções novas e personalizadas, se esquivando dos modismos. Entendemos que o que é universal não serve a quase ninguém, então se faz de extrema necessidade evitar os padrões, principalmente quando se trata da nossa casa, que deve ser a extensão de quem somos. Acreditamos que essa individualidade também surge a partir do respeito à história de cada cliente, que é única”, diz a profissional.

Na produção da arquiteta é possível identificar traços minimalistas e ao mesmo tempo irreverentes, como ela mesma explica: “Para este cliente, apresentamos uma proposta baseada no frescor através dos elementos naturais, como madeira e sementes, associando a uma proposta mais orgânica, mas que não deixa de ser sofisticada quando alinhada com os objetos de arte, que nesse caso aparece na forma da escultura em destaque no expositor de memórias.”

@raphapassos
RAPHAELA PASSOS, DESIGNER DE INTERIORES

Raphaela Passos é Designer de Interiores, atua em Salvador e Barreiras, e acredita que a união da estética, da funcionalidade, do conforto, do orçamento e das necessidades do cliente são primordiais para o projeto ideal. Ela reforça a importância de criar uma conexão com o cliente, trazendo a identidade e a personalidade dele no projeto: “Já na primeira reunião fazemos uma entrevista com o cliente na qual é elaborado o briefing, que nada mais é do que um guia para a definição do projeto. Às vezes o cliente não sabe o que quer exatamente, mas tem certeza do que não quer, e é esse documento que ajuda no desenvolvimento do estudo preliminar e do anteprojeto.”

A designer criou um cantinho onde o clássico e o moderno se misturam: “Essa produção foi feita para um cliente cheio de personalidade adepto ao estilo contemporâneo. Usei como protagonistas o preto e o branco com um toque de dourado, trazendo assim uma atmosfera ousada ao ambiente. Brinquei também com as formas geométricas retas e orgânicas, pois elas trazem suavidade e equilíbrio na produção”, conta.

@biancalimaarquitetura
BIANCA LIMA, ARQUITETA

Bianca Lima é arquiteta, com Mestrado em Arquitetura e Lighting. Ela está à frente de um escritório que atua no Piauí e na Bahia. A profissional defende a união do seu estilo próprio à personalidade do cliente, já que foi isso que o trouxe até a equipe liderada por ela: “Cada cliente é único, e cada família tem uma rotina e uma atmosfera diferente. Isso também se aplica aos empreendimentos, já que cada um tem uma finalidade especial e específica. Cabe ao profissional desvendar o que há de mais íntimo em cada um e transferir isso ao projeto.”


A arquiteta optou por uma produção pensada para quem ama receber com glamour, brilho e requinte: “Nossa composição de peças foi pensada para um cliente amante da arte de receber bem. A ousadia da mistura entre a prata e o dourado, a madeira e o murano, fazem a leitura da atmosfera moderna e sofisticada do ambiente”, explica ela.

Fotos: Divanildo Silva | Foto de capa: projeto de Aline Escobar

  • Compartilhe: