CIRCUITO GASTRÔ: Três pizzarias brasileiras entram em ranking das melhores do mundo

A premiação italiana 50 Top Pizza divulgou um ranking com as 100 melhores pizzarias ao redor do mundo, e o Brasil aparece em 3 posições. As representantes nacionais ficam todas em São Paulo: A Pizza da Mooca (77ª posição), Leggera Pizza Napoletana (83ª) e QT Pizza Bar (99ª).

O resultado talvez não surpreenda, já que o país é um dos maiores consumidores da redonda: por dia, comemos mais de um milhão de pizzas por aqui. São Paulo é a segunda cidade que mais consome a comida no mundo, atrás apenas de Nova York, segundo dados da Associação Pizzarias Unidas do Brasil.

Leggera Pizza Napoletana

A forte demanda representa um grande mercado, e cada vez mais cozinheiros estão aprimorando técnicas tradicionais e trazendo para o público brasileiro diferentes estilos com ingredientes de qualidade – como é o caso dos três que entraram no ranking, todos especializados em pizzas napolitanas, as de massa fina e feitas para consumo individual.

A Pizza da Mooca, a primeira entre as brasileiras, foi descrita pelos jurados do prêmio como uma pizza que “não deixa de ter personalidade”. “Seus produtos são provenientes de artesãos locais; a única exceção são as farinhas, que vêm da Itália. Recomendamos a Caprese com mussarela de leite de búfala ou a opção com anchovas”, descreve o ranking.

QT Pizza Bar

Em sua página no Instagram, a pizzaria paulistana com unidades na Mooca e em Pinheiros comemorou o feito: “Muito orgulho em poder representar nosso pais nesse momento. Nosso agradecimento à nossa equipe, que é parte fundamental dessa conquista, aos nossos fornecedores e parceiros e principalmente aos nossos clientes, que estão sempre nos prestigiando”. Este ano, o restaurante já havia sido eleito como a melhor pizzaria do Brasil pela premiação Melhores do Ano da Prazeres da Mesa, por votação popular.

Ao todo, mais de 20 países de todos os continentes do mundo aparecem na lista do 50 Top Pizza. A Itália, como era de se esperar, teve seu destaque, com 40 representantes entre os 100 – inclusive no topo, com a I Masanielli de Francesco Martucci, em Caserta, ocupando o 1º lugar, empatada com a Una Pizza Napoletana de Anthony Mangieri, em Nova York.

O top cinco é completado com a parisiense Peppe Pizzeria de Giuseppe Cutraro (3ª posição) e as napolitanas 50 Kalò (4ª) e 10 Diego Vitagliano Pizzeria (5º).

Informações da Forbes.
Fotos: Reprodução/ Instagram | Foto de capa: A Pizzaria da Mooca

  • Compartilhe: