SAIU NA ADORO: Pijama de luxo! Entre nessa onda e aproveite o conforto e o requinte dessa peça que virou o must have da temporada

Texto: Carol Souza

Com certeza você já deve ter visto por aí, nas redes sociais ou internet, fotos e vídeos de famosas desfilando pijamas. Mas uma coisa eu lhe digo: em nada tem a ver com as peças que estávamos acostumados a ver no espelho antes de dormir. Os pijamas de hoje em dia vão muito além do conforto e entregam também estilo em confecções arrojadas e em tecidos finos, como a seda e o cetim, por exemplo. Detalhes que fizeram os pijamas virarem os queridinhos de muitas grifes internacionais.

Esse movimento no mundo da moda fez com que o pijama deixasse o status de roupa ideal para relaxar e dormir. O motivo é que os grandes estilistas descobriram que se trata de uma peça versátil, que une conforto e estilo, o que fez com que ela ganhasse as passarelas e passasse a ser usada também para sair. O upgrade aconteceu com a aplicação de detalhes luxuosos dando mais elegância e requinte.  

Marcas como Dolce & Gabbana, Thakoon, Versace, Fruit De La Passion, Stella McCartney e Alexander Wang incluíram pijamas em seus desfiles e foram avante, apresentando também camisolas, slip dresses (camisolas longas), robes e conjuntos para dormir. Para atrair ainda mais a atenção do consumidor, as marcas lançaram peças modernas e práticas para os pijamas, as estrelas da temporada. As calças e blusas aparecem em cores variadas, com detalhes e estampas, que favorecem a combinação com a beauty escolhida (maquiagem, acessórios e cabelo) – a fórmula ideal para compor um look despojado e elegante ao mesmo tempo.   

A tendência, batizada de sleepwear, ganhou o coração de várias celebridades internacionais, como Sara Jessica Parker, por exemplo, que brilhou com seu conjunto em um tapete vermelho; Kate Moss, que escolheu a peça para assistir a um desfile da Dior; a modelo Gigi Hadid, que surpreendeu os paparazzi ao aparecer pelas ruas de Nova Iorque com um pijama de seda listrado; e ainda a cantora Rihanna, que já foi clicada várias vezes usando pijamas de luxo em eventos e festas.   

 

No Brasil, algumas famosas também se renderam à beleza e ao design dos novos pijamas. Uma delas é a atriz Bruna Marquezine, que elegeu um modelo chiquérrimo para participar do Festival de Cinema de 2022, em Veneza, na Itália, e até a cantora Ivete Sangalo, que escolheu um pijama rosa de poá para apresentar uma live direto de sua casa em Praia do Forte, no auge da pandemia do Coronavírus – uma escolha perfeita que lhe rendeu elogios e ganhou as manchetes na época, já que deixou a apresentação mais leve, descontraída e requintada.

A peça foi a mais querida durante a quarentena. Segundo o Google Trend, plataforma que analisa os termos mais buscados no Google, houve um aumento de 500% nas buscas sobre o assunto, o tempero que faltava para fazer o pijama se tornar mais presente nas atividades do dia a dia, se tornando uma ótima alternativa para trabalhar, sair, ir a grandes eventos ou até num happy hour, garantindo muito conforto sem perder em nenhum momento a classe.

E você, já aderiu a essa trend do momento?

DA CRIAÇÃO AO HIT DO MOMENTO

Os pijamas ganharam destaque entre os séculos XIX e XX, mais especificamente na Era Vitoriana. Eles surgiram graças à influência das roupas dos hindus. Com essa nova revolução na moda “para dormir”, os pijamas ganharam força total na Europa, e, com o avanço da indústria têxtil, surgiram também os estilistas. 

A francesa Coco Chanel foi a primeira a desenvolver uma inovadora e chocante coleção de pijamas femininos elegantes com calça na década de 1920. Com a volta das tendências nos anos 90 e 2000, as peças inspiradas em pijamas voltaram nos looks, como camisolas e roupas em cetim, e foram parar na semana de moda internacional no ano de 2017. 

Em 2022 a moda volta, mas totalmente reformulada, com uma nova roupagem para essa peça tão famosa e tão útil.

Carol Souza é formada em Publicidade e Propaganda, é Estilista, Designer de Moda e Pós-graduada em Moda, Artes e Contemporaneidade, além de Diretora da Revista Adoro.

  • Compartilhe: