Marca baiana ‘Ateliê Mão de Mãe’ leva o crochê para evento de moda em Milão

A marca baiana Ateliê Mão de Mãe participará, nesta terça-feira (20/9), de evento paralelo à Semana de Moda de Milão, uma das mais prestigiadas da indústria. A etiqueta, que tem o crochê como fio condutor, está dentro da programação da Brasil Eco/Fashion Vibes, iniciativa que visa apresentar a moda brasileira para o mercado internacional.

“Ter uma marca preta, brasileira e com raízes nordestinas fazendo um desfile na capital da moda é muito significativo”. Foi assim que Vinicius Santana reforçou, para a coluna, a importância da participação da sua marca, a Ateliê Mão de Mãe, no evento.

Atualmente, ele comanda a empresa ao lado do namorado Patrick Fortuna e Luciene Santana, sua mãe, artesã que sempre teve no trabalho artesanal o sustento da família, mas que nunca viu seus saberes valorizados – até 2020. Durante a pandemia, Vinicius saiu do seu emprego como vendedor no shopping e decidiu que era hora do crochê ganhar o status fashion que merecia.

“O mercado internacional é o sonho de qualquer marca! Nosso primeiro desfile em Milão será apenas início dessas conexões”, afirma Vinicius Santana

O trabalho artesanal de Luciene foi somado ao olhar atento de Vinicius e Patrick e a Ateliê Mão de Mãe veio ao mundo com itens em crochê modernos, descontraídos e até sexies. Após as peças caírem nas graças de famosas como Fernanda Paes Leme, Rafa Kalimann e Camilla de Lucas, o crescimento foi meteórico.

A marca passou a integrar o projeto Sankofa, em parceria com o São Paulo Fashion Week (SPFW) , e também o Nordestesse, plataforma criada por Daniela Falcão, ex-editora-chefe da revista Vogue Brasil, para dar destaque a criativos dos estados do Nordeste. Para a jornalista, o principal diferencial da Ateliê Mão de Mãe é fazer roupas de crochê de uma forma pop.

“Ainda que tenham um toque litorâneo, com o uso de búzios e palhas em looks, a combinação de cores e as modelagens são uma maneira muito moderna de usar o crochê”, conta Daniela Falcão à coluna. Para a idealizadora do Nordestesse, outro feito da Ateliê Mão de Mãe é a mobilização da cadeia de crocheteiras em Salvador. “Como começou com a própria mãe do Vinicius, é um ato simbólico! Foi a revolta dele em ver a desvalorização que deu vida à marca”.

Em junho, na 53ª edição do SPFW, Vinicius Santana e Patrick Fortuna apresentaram Maragogipinho, coleção em homenagem ao trabalho das artesãs da região de mesmo nome no Recôncavo Baiano. O crochê apareceu com um toque street e em vermelho, azul e diferentes tons marrom, como uma referência ao barro usado para as cerâmicas feitas no vilarejo da Bahia.

Além dos famosos citados anteriormente, a Ateliê Mão de Mãe conquistou ninguém mais, ninguém menos que Ivete Sangalo, a “rainha do Axé”

O céu é o limite

Para o desfile em terras italianas, a Ateliê Mão de Mãe desenvolveu uma coleção inspirada no candomblé. Batizada de Abre Caminho, as criações reforçam o poder medicinal e espiritual da planta. Segundo os dois estilistas, serão apresentadas desde peças exclusivas em nova modelagens até itens-desejo da marca.

A apresentação será uma celebração da cultura e de brasilidades. “Sabemos a importância de um desfile internacional e, principalmente, o quanto isso é relevante para uma marca que nasceu no início da pandemia com intuito de valorizar a arte manual”, destaca o fundador da label.

“Será um grande divisor de águas para a marca. Temos motivos de sobra para celebrar tudo de maravilhoso que vem acontecendo!”, acredita Vinicius Santana.

Apesar de estreante na moda, a Ateliê Mão de Mãe já mostra a habilidade – quase rara – de unir o lado criativo ao estratégico. Os fundadores participaram de um treinamento de três meses com a Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit) e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) voltado para o mercado externo e estarão na feira de negócios Fashion Vibes, em Milão, uma das maiores do setor.

Texto de Ilca Estevão, colaboração de Carina Benedetti, Metrópoles.
Fotos: Divulgação/ Ateliê Mão de Mãe

  • Compartilhe: