Restaurante Amando aparece entre os 100 melhores do Brasil, segundo ranking da Exame

A Revista Exame Casual anunciou o resultado da sua primeira eleição dos 100 melhores restaurantes do Brasil. Na lista completa escolhida pelo júri, aparecem endereços de dez estados brasileiros, além do Distrito Federal, e Salvador tem 11 restaurantes neste importante ranking.

Performando a lista, está o restaurante Amado, localizado em Salvador, com uma vista deslumbrante para a Baía de Todos-os-Santos, decoração elegante e um cardápio recheado de criações próprias, mas sem ignorar ingredientes locais, como lambretas e mariscos ao vinho branco. Um dos clássicos da casa são os camarões crocantes em cabelinho de anjo com risoto de maçã verde. Uma combinação de sabores na medida certa é o Steak tartar com tapioca suflada e mousse de meia cura. Outra excelente opção é o Cupim prensado à cavala com mousseline de aipim e cebolas caramelizadas no aceto balsâmico.

Entre se manter religiosamente fiel à culinária local e criar identidade própria, o restaurateur Edinho Engel seguiu pela segunda opção. E realizou isso com maestria: o cardápio do Amado é recheado de criações próprias, mas sem ignorar ingredientes que vêm frescos da baía de Todos os Santos, como lambretas e mariscos ao vinho branco (72 reais) ou casquinha de aratu com farofa de licuri (38 reais) – também chamada de palmeira sertaneja. Também há surpresas, como o cupim prensado à cavala (110 reais) e galinhada de pato (98 reais), sempre acompanhados da paisagem de tirar o fôlego.

Critérios para a escolha

Como bem explica a matéria da Exame Casual, listas sempre geram polêmica. Por isso, foi adotada como critério a consulta a um júri formado por 60 renomados críticos e influenciadores do meio gastronômico. Cada especialista apontou dez restaurantes de sua preferência, sem ordem de importância.

Segundo a revista, foram premiadas casas que conseguiram sobreviver a dois anos desafiadores de pandemia, que apostam no uso de ingredientes de boa procedência e na criatividade da cozinha e, principalmente, que conseguem oferecer uma experiência única a uma clientela cada vez mais exigente.

Na lista, aparecem endereços como a “Casa do Porco”, do chef Jefferson Rueda, em São Paulo, em 1º lugar, com mais pontos. Seguido do “Oteque”, dono de duas estrelas Michelin, em 2º lugar. Em 3º, ficou o “Maní”, da chef Helena Rizzo, jurada do MasterChef. Em um excelente 4º lugar, empatado com o “Mocotó”, do chef Rodrigo Oliveira, em São Paulo, está o restaurante baiano “Origem”, dos chefs Fabrício Lemos e Lisiane Arouca, no Caminho das Árvores.

Avenida Lafayete Coutinho, 660, Comércio, Salvador
http://www.amadobahia.com.br/

Informações de Salvador Bahia e Exame.
Fotos: Reprodução/ Redes Sociais

  • Compartilhe: