SAIU NA ADORO: Harmonia em casa: Veja dicas da arquiteta Silvana Radoll para dar um up nos ambientes da casa

Para a arquiteta Silvana Radoll, a busca pela harmonia no lar é fundamental para ter uma vida mais equilibrada, saudável e feliz.

Há quem diga que a nossa casa é como um templo sagrado, afinal de contas, é nela que vivemos os momentos íntimos em família, onde descansamos e recobramos as energias para seguir adiante. Além de abrigar os momentos de prazer, lazer e acolhimento, muitas residências servem ainda como local de estudo e, mais do que nunca, se transformaram em escritório, com a inovação da modalidade do home office.

Para a arquiteta Silvana Radoll, a busca pela harmonia no lar é fundamental para ter uma vida mais equilibrada, saudável e feliz. Para isso, ela conta que o mais importante é cuidar e planejar cada detalhe, o que é possível com um bom projeto de arquitetura: “A arquitetura participa de uma das primeiras fases, pois está envolvida diretamente com o equilíbrio que queremos trazer para a nossa casa. Um projeto mal planejado pode interferir no funcionamento e na fluidez do espaço, trazendo desordem e afastando a possibilidade de bem-estar. Sendo assim, é muito importante escolher um bom profissional para projetar a casa. Esse deve sempre ser o primeiro passo.”

De acordo com a arquiteta, esse é o profissional que vai respeitar a proporção de medidas dos móveis, dos elementos decorativos, sejam objetos, quadros e até mesmo plantas em relação à área disponível, o que é fundamental para garantir espaço suficiente para acessos e circulação. Silvana lembra o quanto as cores são importantes: “É preciso selecionar bem as cores que irão constituir o ambiente, pois elas são essenciais para a harmonização do lugar, uma vez que elas transmitem sensações e precisam estar em equilíbrio com as escolhas dos móveis e demais elementos decorativos”, esclarece a arquiteta. Ela acrescenta que vale investir em mobiliários e espaços para abrigar o necessário e assim manter a organização, o que contribui com a beleza do espaço e a economia de tempo.

Já que cada cômodo é único, cada ambiente deve ser projetado para proporcionar momentos e sensações diferentes. Veja as dicas que

Silvana Radoll preparou para ajudar nessa busca pela harmonia da casa:

SALA DE ESTAR

“A sala é o local onde recebemos pessoas queridas. Nesse ambiente é importante pensar em mobiliários que estejam dispostos de modo a proporcionarem a convivência e o diálogo, sem prejudicar a circulação. Fique atento às medidas e evite sobrecarregar demais o ambiente com objetos e móveis desnecessários.”

QUARTO 

“O quarto é um lugar mais íntimo e o nosso local de descanso. Este é o espaço para restabelecer as nossas energias para o dia seguinte. Dessa forma, além de ter um quarto acolhedor, é interessante evitar, sempre que possível, uma mesa de estudos ou trabalho para permitir que nosso cérebro descanse. O motivo é que ao vermos livros ou computador nesse ambiente, passamos mensagem de trabalho ao nosso inconsciente e não de descanso. Desconecte-se.”

 

APOSTE EM ELEMENTOS NATURAIS 

“Os elementos naturais sempre são bem-vindos em todos os ambientes, pois trazem o acolhimento e a sensação de bem-estar. Eles são capazes de fazer com que nos conectemos diretamente com a nossa essência, com a natureza. Podemos utilizá-los de várias formas nos ambientes: investindo em plantas, aromas naturais, fontes de água, velas aromáticas (elemento fogo), texturas como palha, pedras, tecidos naturais, que podem aparecer em cortinas, almofadas e nas roupas de cama.”

Fotos: Arquivo Pessoal

  • Compartilhe: