SAIU NA ADORO: Você conhece o chá de cacau? Novidade faz bem à saúde e ainda pode ajudar a diminuir a vontade de comer chocolate

Texto: Jéssica Medrado 

Difícil não ser apaixonado pelo cacau, esse fruto conhecido como “divino” e que faz parte da história, da agricultura e já pautou até mesmo a política do país. É que cada parte dele é uma delícia, desde a casca amarelinha à polpa branca, com a qual pode-se fazer diversas iguarias, a exemplo de sucos, iogurtes, geleias, licores, e até vinho e vinagre. Já a amêndoa, quando torrada, é a matéria-prima do conhecido chocolate, que se torna mais nobre de acordo com o grau de pureza e intensidade.

Atualmente, até mesmo a casca da amêndoa, que era descartada, já caiu nas graças dos produtores. É que descobriu-se que após a torra, ela serve para o preparo de uma infusão super aromática e saudável, rica em antioxidante, vitaminas e minerais, com propriedades energizantes e diuréticas. E o melhor: com sabor e aroma de chocolate – uma ótima alternativa para quem adora o produto, mas quer reduzir o consumo. 

A casca da amêndoa é cheia de micro-organismos, materiais fermentáveis e carboidratos, e, embora tenha um baixo teor de proteína, sua grande disponibilidade é de fibras e minerais. Antes ela era tida como resíduo e era descartada pela indústria, mas para minimizar o impacto ambiental, atualmente já é reaproveitada e serve até mesmo como adubo ou para a alimentação animal, em forma de farelos nas rações.

Pesquisadores das Universidades de Lavras e do Sudoeste da Bahia agora querem saber se existe a possibilidade de usá-la também como aditivo na alimentação humana, pois a maioria dos estudos já mostram que as cascas são fonte de lipídios e compostos fenólicos com atividades antioxidantes.  

Até agora, elas já foram testadas na formulação de biscoitos, barras de cereais, bebida láctea e sorvete, e alcançaram ótimos resultados do ponto de vista nutricional, funcional e de boa aceitação sensorial. Enquanto os resultados não são divulgados, dá para aproveitar o que a casa da amêndoa oferece, principalmente na forma de chá! 

Você vai cair de amores por essa bebida que deve ser consumida preferencialmente pela manhã, por ser energizante. Por isso, evite o consumo do chá perto do horário de dormir. Ela melhora o humor, os sintomas da TPM e ajuda a controlar a ansiedade.

Veja abaixo como preparar:

Ingredientes:

  • Um litro de água;
  • 3 colheres de sopa de casca da amêndoa de cacau.

Modo de preparo:

Ferva a água e, em seguida, desligue o fogo. Acrescente as cascas de cacau e abafe de 10 a 15 minutos. Coe o chá e beba em seguida.

Outra receita é a da chef Mirian Rocha, publicada pela revista Casa e Jardim, feita com nibs e cascas de cacau. O resultado é um líquido que apresenta nuances alaranjadas e um tom marrom. 

Ingredientes:
1 litro de água (ou 1,4 litro para ficar menos concentrado);

10 a 20g de cascas de cacau; 

10g de nibs de cacau;

6g de camomila orgânica com as flores;

4g de capim-limão

4g de erva-doce. 

Modo de preparo:
1. Coloque a água para ferver e, logo que as primeiras bolhas estiverem sendo formadas, desligue o fogo;

  1. Em um recipiente fundo despeje a água fervente sobre os demais ingredientes. Coloque uma tampa para abafar e deixe a mistura repousar por 5 a 10 minutos para fazer a infusão;
  2. Passado o tempo, coe o líquido e sirva. 

Fotos: Pexels

  • Compartilhe: