Festa de San Gennaro acontece em Salvador em setembro

Celebrando a gastronomia italiana, festa reunirá 11 restaurantes de Salvador e diversas atrações culturais em 12h de programação

Já consolidada como a grande celebração da gastronomia italiana em Salvador, a Festa de San Gennaro se anuncia ainda mais especial em 2022. Não bastasse toda a expectativa em torno da sua retomada depois de dois anos, a festa volta a acontecer como parte do aniversário de 10 anos do Grupo Pasta em Casa, que realiza o evento. Com uma comemoração à altura, a III Festa de San Gennaro acontece no dia 24 de setembro (sábado), das 10h às 22h, no Rio Vermelho, reunindo 12 barracas gastronômicas com alguns dos melhores restaurantes italianos da cidade, oferecendo comida no formato de rua a preço acessível e apresentando uma programação cultural eclética e diversa.

Tradicionalíssima nas cidades de Nápoles, Nova Iorque e São Paulo, a Festa de San Gennaro já caiu no gosto dos soteropolitanos. Por aqui, chegou de forma pioneira em 2018 pelas mãos do chef Celso Vieira e da sua sócia Valeska Calazans, e ganhou os contornos das festas de largo, resgatando esse espírito tão latente e importante em Salvador.

Com comida farta, descomplicada, de qualidade e a preços módicos, o evento celebra a boa gastronomia da capital baiana. Além do Pasta em Casa, participam da festa os restaurantes: A Casa Mia, Bella Napoli, Buoni Amici, Casa Chálabi, Crema Gelato Italiano, Cremonini, Di Liana, Isola dei Sapori, Manga e Pepo. As barraquinhas estarão montadas nas ruas Professora Almerinda Dultra e Borges dos Reis que estarão fechadas para a festa.

“San Gennaro certamente está contente! É muito bom, depois de dois anos tão difíceis, poder voltar a celebrar a gastronomia italiana com gente na rua. Isso coroa o trabalho de todos nós, cozinheiros, que resistimos até aqui. É uma excelente oportunidade para que nós, restaurantes, possamos celebrar juntos e ofertando ao público uma ótima e variada comida, boa música e, sem dúvida, momentos incríveis” destaca o chef Celso Vieira, curador gastronômico do evento.

Além da farra ao paladar, a III Festa de San Gennaro reserva uma programação cultural finamente preparada, com curadoria artística de Rose Lima e direção musical de Luciano Salvador Bahia. Serão 12 horas de atrações como o espetáculo infantil ‘PUMM – Por Um Mundo Melhor’, na música Cortejo Afro, Microtrio, Bailinho de Quinta, Luciano Salvador Bahia, Mazzo Guimarães, Ivan Sacerdote e Dão, com intervenções do DJ El Cabong. Tudo orquestrado pelo ator convidado Marcelo Praddo, que este ano encena o cicerone da Festa, o bispo San Gennaro, e ambientado pelas mãos do cenógrafo Mauro Braga.

A III Festa de San Gennaro conta com apoios da Prefeitura Municipal de Salvador, de Coca-Cola, Amstel, Novotel e Mercuri Hotel. Em uma parceria com a Maratona de Salvador, realizada no domingo, dia 25, a festa irá oferecer um desconto de 10% em todas as barracas de comida a todos os maratonistas inscritos, mediante apresentação do comprovante de inscrição.

Sobre a Festa de San Gennaro

San Gennaro foi um bispo de Benevento, perseguido e decapitado pelo Império Romano, tornando-se santo e mártir da Igreja Católica. Uma mulher teria coletado um pouco do seu sangue, que estaria conservado, até hoje, em um relicário na Catedral de Nápolis. Um suposto milagre de liquefação deste sangue é celebrado com grande pompa e esplendor em 19 de setembro pelas ruas da cidade, com espaço garantido para o melhor da gastronomia local. Uma das festas mais antigas e importantes em Nova Iorque, a tradicional San Gennaro, que também é comemorada em São Paulo há 48 anos.

SERVIÇO:
III Festa de San Gennaro – Salvador
Restaurantes participantes: A Casa Mia, Bella Napoli, Buoni Amici, Casa Chálabi, Crema Gelato Italiano, Cremonini, Di Liana, Isola dei Sapori, Manga, Pasta em Casa e Pepo
Data: 24 de setembro de 2022 (sábado)
Horário: 10h às 22h
Local: Ruas Professora Almerinda Dultra e Borges dos Reis (Rio Vermelho)
Aberto ao público
Realização: Grupo Pasta em Casa

  • Compartilhe: