Grupo Nossa inicia operações na região Oeste da Bahia com a representação das marcas Fendt e Valtra

Não há dúvidas de que o agronegócio brasileiro é uma das maiores forças econômicas do país. Mas isso não seria possível sem o incentivo de grandes empresas e o desenvolvimento das cidades que surgem e se sustentam a partir das atividades rurais. Nesse contexto, podemos citar a região Oeste da Bahia, que mesmo tendo municípios tão jovens, a exemplo de Luís Eduardo Magalhães, já figura entre os cinco principais polos agrícolas do Brasil.

Mas a obtenção de resultados tão expressivos, que fizeram a região ocupar uma posição de destaque nesse ranking, só foi possível graças ao investimento massivo dos produtores rurais, que na busca por melhores resultados, passaram a investir cada vez mais em pesquisa, otimização de processos e, principalmente: tecnologia.

É o caso da família Busato e do empresário Ricardo Teixeira, que somam uma expertise de mais de 35 anos de atuação no agronegócio e assinam agora o Grupo Nossa, criado para oferecer soluções inovadoras em maquinário agrícola com a representação de duas das maiores marcas internacionais do segmento: Valtra e Fendt.

O GRUPO NOSSA

O Grupo Nossa foi criado para trazer um novo conceito em concessionárias agrícolas para a região e oferecer um portfólio que atende desde a agricultura familiar até os grandes produtores, com uma linha completa de equipamentos para cada tipo de lavoura. Isso só é possível porque a Fendt e a Valtra se complementam, aumentando o leque de produtos e soluções disponíveis.

A Nossa Fendt traz para a região Oeste da Bahia uma linha de tratores e colheitadeiras de alta potência, além de plantadeiras modernas, todas voltadas para alta performance e com o que existe de mais avançado mundialmente em termos de tecnologia, mantendo o foco em baixo consumo de combustível para tornar a operação mais rentável e ecologicamente correta.

Já a Nossa Valtra continuará fornecendo equipamentos com ótimo custo-benefício para a pecuária e a agricultura, em qualquer tamanho de propriedade. Além disso, irá comercializar sua linha mais recente de equipamentos que aliam alta tecnologia com baixo consumo de combustíveis.

As marcas pertencem ao mesmo fabricante, a AGCO, empresa líder global com foco em desenvolvimento, fabricação e distribuição de equipamentos agrícolas.

GRUPO NOSSA UNE TRADIÇÃO E EXPERTISE DE MAIS DE 35 ANOS NO AGRO

O Grupo Nossa é formado pela família Busato e por Ricardo Teixeira, que se uniram com objetivo de ajudar a região a ter melhores resultados e se destacar ainda mais no cenário do agronegócio brasileiro, oferecendo mais tecnologia e soluções inovadoras em maquinário para o setor. Conheça mais sobre eles:

FAMÍLIA BUSATO

A Fazenda Busato iniciou suas atividades agrícolas no Oeste da Bahia no final dos anos 80. Atualmente, pratica-se a agricultura nos municípios de Luís Eduardo Magalhães, Baianópolis, São Desidério, Serra do Ramalho e Jaborandi. Com uma matriz produtiva diversificada, cultivam-se a soja, híbridos de milho (milho para consumo humano e animal) e algodão, utilizando-se do sistema de irrigação e sequeiro. O beneficiamento do algodão é feito em algodoeira própria, em São Desidério.

Visando ampliar o leque de produtos, está sempre experimentando novos desafios na ciência do cultivo da terra, tradição que vem das primeiras gerações da família Busato, ainda no Rio Grande do Sul. Atualmente as gerações mais jovens da família já participam da gestão das fazendas que produzem soja, milho, algodão, sorgo e milheto.

Desde a aquisição dos insumos para o preparo do solo, plantio, colheita, beneficiamento do algodão e a comercialização dos seus produtos, há a participação de uma grande equipe formada por mais de 800 profissionais, sempre em busca do melhor resultado.

RICARDO TEIXEIRA 

Ricardo Teixeira nasceu em São Paulo, onde foi sócio-diretor de uma indústria familiar de embalagens plásticas. Mesmo morando em solo paulista, o empresário iniciou sua relação com a cidade de Barreiras em 1995 com visitas regulares à Fazenda Campo Aberto (FCA), no município de Barreiras/BA, da qual era sócio. Em 2000, trocou de endereço para assumir a gestão da fazenda e gerir a produção de café, soja, milho, algodão e outros produtos na propriedade.

Em 2007, Ricardo vendeu sua participação na Frasquim e, no ano seguinte, vendeu também a FCA para a Agrifirma, fundo de investimentos de capital inglês. Dois anos depois tornou-se sócio da Synagro Comercial Agrícola Ltda, revenda de insumos agrícolas com atuação em todo o Oeste baiano, vendendo em 2012 60% do total de ações da empresa para a Los Grobo Ceagro.

De 2012 a 2018, o empresário atuou como CEO da Synagro, transferindo posteriormente suas ações para a AGREX do Brasil S/A. Em 2020, assumiu a Gestão da AvantiAgro Comercial Agrícola, onde permanece até hoje atuando com a Revenda de Insumos, Trading de Grãos e Prestação de Serviços em Geral para Produtores Rurais.

Em 2021, fundou com a família Busato o Grupo Nossa.

REGIÃO OESTE DA BAHIA RECEBE A VISITA DO VICE-PRESIDENTE GLOBAL DA FENDT E VALTRA, DENER TORSTEN

O Grupo Nossa marcou oficialmente sua chegada ao Oeste baiano em julho deste ano, com um almoço comemorativo para o lançamento da Pedra Fundamental da futura instalação da Concessionária Nossa Fendt, em Luís Eduardo Magalhães. O evento contou com a presença de autoridades, produtores rurais e executivos do alto escalão da empresa, como o vice-presidente Global da Fendt e Valtra, Dener Torsten.

Denner Torsten, vice-presidente global da Fendt e Valtra (Foto: Hórus Comunicação)

Torsten afirmou estar otimista com o que viu no Oeste baiano: “Eu estou muito feliz e impressionado com o alto potencial dessa rica região. É muito bom ter o Grupo Nossa como parceiro e é um grande prazer estar aqui.” O vice-presidente destacou ainda um dos principais pilares das empresas, que é levar os produtos e a alta tecnologia das marcas para a América do Sul com todo o propósito que as envolve: “Temos uma experiência muito forte no pós-venda e isso nos faz ter segurança de que queremos prover à região o melhor serviço. Nada me faz mais feliz do que estarmos onde está o progresso e fazer parte desse crescimento para conseguir cada vez mais o melhoramento das safras”, acrescentou.

O executivo destacou o diferencial do Grupo Nossa, formado principalmente por produtores da região: “É muito importante ter essa visão do agricultor para o agricultor. Isso aproxima demais os nossos serviços, pois a experiência será pautada por quem conhece e sabe as necessidades do campo. Essa é a verdadeira liderança.”

Marcelo Traldi, presidente comercial da Fendt e Valtra (Foto: Hórus Comunicação)

Marcelo Traldi, vice-presidente comercial da Fendt e Valtra, também participou do evento e fez questão de ressaltar a importância de levar as duas marcas para os agricultores baianos por causa da diversidade do portfólio, o que garante as melhores estratégias e soluções para os próximos cinco anos: “Nos preparamos muito para essa expansão, e com esse novo desenho global da companhia, que tem como conceito o ‘farmers first’, que se traduz no português para ‘fazendeiros primeiro’, significa dizer que o nosso cliente é o centro das nossas ações, e por isso fomos muito criteriosos na escolha dos nossos parceiros, justamente para termos a visão do agricultor”, disse ele.

Traldi garantiu que todo o suporte será dado aos clientes: “Sabemos que as máquinas precisarão de suporte e queremos entregar a melhor solução e gerar a melhor experiência. Temos muita segurança por saber que estamos com o Grupo Nossa, que nos dará total suporte e nos irá representar muito bem.” Sobre as perspectivas de crescimento, ele afirmou que são grandes: “Queremos crescer a Fendt em mais de dez vezes e triplicar o tamanho da Valtra.”

Alexandre Vinícius Assis, diretor comercial da Valtra (Foto: Hórus Comunicação)

Alexandre Vinícius Assis, diretor comercial da Valtra, também fez questão de ir pessoalmente participar da cerimônia e de reforçar a história da atuação da empresa no Brasil: “A Valtra vem passando por uma transformação muito grande nos últimos anos, mas vale lembrar que aqui no Brasil ela foi a primeira montadora a se instalar, há 62 anos”, destacou.

José Galli, diretor comercial da Fendt (Foto: Hórus Comunicação)

Já o diretor comercial da Fendt, José Galli, reforçou o momento de expansão da marca: “Chegamos ao país em 2019 e a nossa estratégia no Brasil foi criar um negócio novo, com a nossa cultura forte e o coração alemão. Posicionamos a Fendt como uma marca nova, única, com uma rede de concessionárias que começou em Sorriso, Mato Grosso. Tínhamos a previsão de triplicar o nosso crescimento, mas o agro se desenvolveu tanto nesse período, que já chegamos a dobrar essa meta, o que acelerou a nossa expansão.”

A cerimônia contou também com a presença do prefeito de LEM, Junior Marabá, que falou sobre o momento atual da cidade: “Eu sinto muito prazer em ser o prefeito desse município, por ver o quanto ele está se desenvolvendo, já que recebe cada vez mais investimentos como o que vemos agora. Nos faz perceber que estamos no caminho certo, uma vez que o município cresce e melhora para levar mais conforto e facilidades para quem escolhe viver e investir aqui.” Além do prefeito, compareceram o procurador do município Wilton Novaes, o secretário Jefferson Café, e representantes de entidades ligadas ao agro, como Luiz Carlos Bergamaschi (ABAPA), Moisés Schmidt (AIBA) e Leandro Kolln (APROSOJA).

Todos foram recebidos pelos sócios do Grupo Nossa, Marcos Antônio Busato, André Busato e Júlio César Busato. Este último, declarou que o objetivo do almoço foi promover interação: “Fizemos esse almoço com o intuito de promover o conhecimento e a troca de informações. Isso vale para que todos conheçam a atuação das empresas Valtra e Fendt, mas principalmente para que elas entendam in loco um pouco mais sobre a nossa região e os anseios que temos em relação às máquinas e tecnologias. Isso é fundamental para pautar o nosso crescimento.”

Já o sócio Ricardo Teixeira fez uma participação remota reforçando a felicidade em fazer parte desse momento: “É uma preciosidade termos essas duas marcas com tudo o que elas oferecem em termos de avanços e tecnologia, sempre com grande tradição e performance. Temos como missão prestar serviço de excelência e adequado às necessidades de cada cliente para tornar a operação agropecuária cada dia mais eficiente e competitiva”, afirmou.

Rui Rezende, fotógrafo (Foto: Hórus Comunicação)

O fotógrafo Rui Rezende, com algumas publicações no agronegócio, expôs seus trabalhos durante o evento, que também contou com a presença dos diretores da agência de publicidade Hórus Comunicação, Sylvio Lyra e Vane Barreto, responsáveis pela comunicação do Grupo Nossa.

LANÇAMENTO DA PEDRA FUNDAMENTAL MOVIMENTA LUÍS EDUARDO MAGALHÃES

Confira quem esteve no evento:

HISTÓRIA, COMPROMETIMENTO E EXCELÊNCIA EM SOLUÇÕES PARA O AGRO: CONHEÇA A FENDT E A VALTRA

FENDT 

A Fendt é uma fabricante alemã de máquinas agrícolas fundada em 1930 por Xaver Fendt em Marktoberdorf, região de Allgäu, Alemanha. A marca fabrica tratores, colheitadeiras, enfardadeiras, manipuladores telescópicos e plantadores de culturas em linha. A empresa foi comprada pela AGCO Corporation em 1997, e há três anos chegou ao Brasil para contribuir com o avanço da agricultura profissional. Hoje está presente no Mato Grosso, Piauí, Goiás, Mato Grosso do Sul, Bahia, Tocantins, Pará, Maranhão, Rio Grande do Sul, Paraná e São Paulo.

VALTRA 

A Valtra é uma fabricante finlandesa de tratores que existe há mais de 70 anos. Sua sede fica na cidade de Äänekoski, Finlândia. A marca é especialista na concepção e fabricação de máquinas e implementos agrícolas, com uma série de produtos em seu catálogo, como tratores, plantadeiras, colheitadeiras, pulverizadores, implementos, entre outros, utilizando tecnologias inovadoras que contribuem para o dia a dia do profissional no campo, a segurança e a otimização de todos os processos de maneira ágil e personalizada.

FORÇA, POTÊNCIA E TECNOLOGIA! CONHEÇA ALGUNS DOS PRODUTOS VALTRA E FENDT

VALTRA

SÉRIE T CVT:
TECNOLOGIA PARA ELEVAR A PERFORMANCE

Tecnologia e alta potência é a definição dos tratores da Série T CVT. Com a pioneira transmissão CVT, o rendimento nas operações aumenta em 30%, sem mexer nos custos. O motor eletrônico com o sistema AGCO Power traz o melhor controle da potência e velocidade para garantir 25% menos consumo de combustível, sendo ainda a opção ideal para quem precisa de exatidão e robustez para cobrir grandes áreas, com 50% de economia de tempo.

PLANTADEIRA MOMENTUM:
UMA NOVA ERA DE PRODUTIVIDADE

A Momentum Valtra foi projetada para superar todos os desafios dos grandes produtores. Uma plantadeira que inaugura um novo segmento no mercado com versatilidade, máxima eficiência e economias que chegam a R$ 50 mil por safra. Possui duas versões para adequar perfeitamente às necessidades de cada lavoura: a Momentum Sementes, com 24, 30 e 40 linhas, e a Momentum Sementes & Fertilizantes, com 24 e 30 linhas. Em ambas, o sistema ágil para transporte reduz o tamanho da plantadeira para apenas 3,6 metros de largura em apenas 1,5 min. Perfeita para ser deslocada entre os talhões com total segurança.

O exclusivo sistema SmartFrame das plantadeiras Momentum Valtra eleva o seu desempenho a um novo patamar ao manter as linhas na melhor posição de trabalho, independente do relevo, de forma automática. E, para operar com ótima acuracidade, a distribuição de sementes é realizada pelo sistema mais preciso e confiável do mercado: o Precision Planting completo de fábrica. Para a distribuição de adubo, a Momentum também inova, apresentando um sistema totalmente pneumático que conduz o fertilizante até a linha de plantio com variação máxima de 10% entre linhas.

FENDT

COLHEITADEIRA FENDT IDEAL: MAIOR POTÊNCIA, MAIOR RENDIMENTO, MAIOR CONFORTO

Uma máquina que oferece excelentes resultados em períodos de colheita mais curtas, com qualidade inflexível e confiabilidade incondicional. Uma visão clara da unidade de corte e alimentação com direção ergonômica fácil.

As Fendt IDEAL trabalham com a última geração de plataformas Fendt Dynaflex, as mais reconhecidas do mundo. O PowerFlow se destaca por seu design robusto, sólido e durável. As correias conduzem ativamente a safra, incluindo espigas, para dentro da máquina, fazendo com que o material flua de forma uniforme e o potencial do sistema de debulha seja explorado completamente e protegido contra pedras.

O tambor de alimentação RotorFeeder com 600 mm passa pela cultura de baixo até os rotores, garantindo os melhores resultados de debulha, com velocidade controlada automaticamente, o que faz a palha ser mantida intacta, com uso de menos energia durante o processo.  Com ele é possível separar perfeitamente grãos sem danificar demais o produto num espaço muito confinado, o que garante alta qualidade de palha e melhor debulha em baixa potência.

As bandejas de grãos distribuem a safra na máquina de forma adequada em todas as condições, evitando perdas de até 60% em comparação com as bandejas planas, dentre outros detalhes que só a FENDT IDEAL oferece.

FENDT 1000 VARIO/500 CV: SEU TRABALHO DIÁRIO

Robusto. Forte. Único. Equipado com a tecnologia de ponta da Fendt, uma obra-prima alemã. Experimente força, tração, controles especializados e rede inteligente com o Fendt 1000 Vario.

A elevada potência com baixo consumo de combustível, é possível graças ao conceito de baixas rotações por minuto Fendt iD.

O Fendt 1000 Vario funciona sempre no intervalo de torque máximo para o consumo específico de combustível mais baixo. O que significa que é disponibilizada elevada potência nas rotações mais baixas do motor, aos regimes normais mais baixos, com a máxima: “Elevado torque, baixa rotação do motor”.

A tecnologia de acionamento completa do Fendt 1000 Vario é excepcionalmente eficiente, pois todos os componentes do trem de força trabalham sempre no ponto mais econômico, com motor de elevada potência com turboalimentação VTG, transmissão e a tração variável às quatro rodas, garantindo a distribuição ideal de potência dentro do intervalo de consumo ideal.

O conceito de refrigeração Sistema de Ar Concêntrico (CAS), com uma ventoinha de elevado desempenho, arrefece todos os permutadores de calor de acordo com as necessidades e aumenta a eficiência global. Todos os consumidores energéticos, como o ar-condicionado, o compressor de ar e o alternador, estão coordenados para um baixo desgaste através de baixas rotações de motor.

Essas são apenas algumas das características que fizeram o produto receber diversos prêmios desde o seu lançamento. Confira:

  • Red Dot Design Award 2016;
  • iF Design Award Gold 2016.;
  • Trator do ano 2016;
  • Máquina do ano 2016 na categoria Trator XXL e Prêmio People’s Choice;
  • Medalha de prata para Fendt VarioDrive;
  • Medalha de prata para o Fendt Grip Assistant.

Fotos: Hórus Comunicação

  • Compartilhe: