Pesquisa aponta os benefícios de trabalhar em meio à natureza

Estar em meio à natureza traz uma ideia de felicidade e uma sensação geral de bem-estar. Mas uma nova pesquisa descobriu que a natureza pode também melhorar suas experiências no trabalho e na vida.

Se você tem um emprego em que pode trabalhar remotamente, receber uma ligação no parque ou fazer uma reunião enquanto caminha podem ser ótimas estratégias. Mas mesmo que seu trabalho não possibilite isso, quando você tem mais felicidade fora dele, isso pode aumentar sua percepção de satisfação geral – tanto na profissão quanto na vida.

Por que a natureza importa

Essa nova ciência encontra elementos-chave da natureza que contribuem de forma mais significativa para sua felicidade e bem-estar. Uma análise recém-publicada na revista Science Advances incluiu 301 estudos sobre o assunto em 62 países.

A pesquisa identificou muitas maneiras pelas quais a natureza impacta as pessoas. Ela pode contribuir de forma significativa para a sua cognição e a qualidade do seu pensamento. Pode te ajudar a se sentir mais próximo das pessoas ao seu redor e até inspirar uma melhor comunicação.

Também pode inspirar a criatividade e novas formas de se desenvolver – em termos de seu caráter e confiança. Há também evidências de que a natureza pode te tornar mais reflexivo e dar uma sensação de renovação, além de ajudar a explorar sua intuição e se sentir mais inspirado para seguir em frente.

O poder da natureza

Com base nesses benefícios, listamos estratégias para você aproveitar o poder da natureza e melhorar tanto seu trabalho quanto sua vida.

Benefícios para a saúde mental e física

Os maiores benefícios, de acordo com a pesquisa, são para a saúde mental e física, porque muitas pessoas experimentam a natureza como uma fonte regeneradora. E, além disso, é também um bom local para se exercitar e usufruir das belezas naturais.

Uma pesquisa em neurociência sobre a Hipótese da Felicidade descobriu que experiências de admiração estão associadas à redução da atividade nas partes do cérebro que são vigilantes e autocentradas.

E estudos da Universidade da Califórnia mostraram que experiências inspiradoras causaram a liberação de proteínas chamadas citocinas, que têm efeito positivo na felicidade, no bem-estar e na criatividade.

Sentir-se pequeno em relação à vastidão da natureza te dá perspectiva, e apreciar as complexidades da natureza, como a asa de uma borboleta, pode te liberar de preocupações consigo mesmo.

Você pode aproveitar esses benefícios entrando na natureza e se concentrando nos aspectos físicos – formas, cheiros, sons, texturas e visões. Aprecie a forma das montanhas ou sinta a brisa em seu cabelo e o aroma das flores ou do oceano. Faça isso como parte de suas atividades de lazer ou quando estiver dando um tempo entre as reuniões. Você também pode aproveitar a natureza se exercitando ao ar livre, seja fazendo um passeio relaxante ou treinando para uma maratona.

Aproveite a natureza em seu tempo longe do trabalho ou faça dela uma parte de seu trajeto de bicicleta em vez de dirigir. Se você tiver flexibilidade no trabalho, atenda a uma ligação de um parque ou faça uma reunião em um banco ou em algum lugar arborizado.

A conclusão é que quanto mais natureza, melhor – e fazer dela parte do seu dia ou da sua semana contribuirá para o seu bem-estar mental e físico.

Natureza une as pessoas

Outro benefício significativo da natureza, de acordo com o estudo, é baseado em um maior senso de comunidade. Sentir-se parte de um grupo e ter um sentimento de pertencimento são fundamentais para o bem-estar – e estão entre as maneiras mais importantes pelas quais a natureza nutre as pessoas.

O isolamento e a solidão estão em seu nível mais elevado hoje, e se traduzem em depressão, ansiedade e problemas de saúde mental. As pessoas tiraram o atrito de suas vidas e aumentaram a conveniência – com entregas que tiram a experiência de conversar com a pessoa do caixa, aplicativos que substituem a interação com o garçom, ou o trabalho em casa, que reduz as conversas paralelas e o vínculo entre as reuniões.

Mas acontece que momentos de interações superficiais contribuem para a felicidade e o bem-estar – e oportunidades mais profundas de conexão também. Sejam as pessoas introvertidas ou extrovertidas, certa quantidade de conexão é necessária e fundamental para todos.

A natureza cria a oportunidade de comunidade e união, apelidadas de “práticas culturais” pelos cientistas. Você pode tornar a natureza parte da sua rotina aproveitando momentos para brincar ao ar livre com uma criança, fazer piquenique com seu grupo ou se reunir no parque.

Use a natureza como um catalisador para todos os tipos de interação – desde o tempo de meditação no parque com os amigos em um fim de semana até a sugestão de um encontro a pé com um colega. Ela pode alimentar conexões e está intimamente ligada ao bem-estar geral.

Aprendizagem está ligada à felicidade

Talvez o mais surpreendente seja que a natureza também está ligada ao bem-estar porque tende a motivar a aprendizagem e o desenvolvimento de novas capacidades. Os cientistas chamam isso de “práticas intelectuais” baseadas na natureza. Quando você interage com outras pessoas para pesquisar sobre a natureza ou aprender sobre ela, isso contribui para o seu bem-estar.

A aprendizagem está correlacionada com a felicidade, de acordo com muitos estudos, incluindo este, em particular da Universidade de São Francisco. Além disso, a pesquisa da Universidade da Califórnia descobriu que a curiosidade é benéfica porque contribui para a abertura e a realização – então, quando a natureza motiva o aprendizado, isso é extremamente positivo.

Use a natureza como um trampolim para sua curiosidade e aprendizado. Ande na floresta e se pergunte como as árvores permanecem resistentes. Passe algum tempo no topo de uma montanha e seja curioso sobre o impacto da perspectiva na resolução de problemas. Contribua com os esforços ESG (ambiental, social e governança) da sua empresa ou seja voluntário em um projeto em que você busca inovações inspiradas na forma como a natureza resolve problemas.

Um dos benefícios dos últimos dois anos tem sido uma maior conscientização sobre a importância do bem-estar holístico. O trabalho pode ser uma fonte de alegria, e muitas outras experiências também fazem parte das experiências de vida. Seja como parte do seu dia de trabalho ou fora dele, a natureza pode melhorar sua saúde mental e física, nutrir seu senso de admiração, seu sentimento de pertencimento e seus conhecimentos.

Com informações da Forbes.
Foto: Freepik

  • Compartilhe: