13º Congresso Brasileiro de Algodão acontece até amanhã (18) em Salvador

Cerca de 2.500 pessoas participam do 13º Congresso Brasileiro de Algodão (CBA). O evento foi aberto na terça-feira (16) e a programação segue até quinta-feira (18), no Centro de Convenções de Salvador, com representação de todos os setores da cadeia produtiva da pluma para discutir as demandas do mercado algodoeiro no Brasil e no mundo com 121 palestrantes.

Considerado o maior evento da cotonicultura nacional e organizado pela Associação Brasileira de Produtores de Algodão (Abrapa), nesta 13º edição, o CBA traz como tema principal “Algodão brasileiro – desafios e perspectivas no novo cenário mundial”, afinal, as mudanças impostas após dois anos de pandemia exigiram de lideranças, produtores, pesquisadores e empresários do algodão estratégias diferenciadas para acompanhar as tendências e atender às exigências dos consumidores.

De acordo com a Abrapa, o CBA é realizado desde 1997, superando números e expectativas dos participantes. Durante a cerimônia de abertura oficial do evento, o presidente, Júlio Busato, ressaltou a força da pluma brasileira.

Quarto produtor mundial de algodão, o Brasil tem a meta arrojada de colocar o país no topo do ranking internacional de exportação da pluma até 2030. Entre os maiores produtores estão Índia, China e Estados Unidos. Cerca de 63% do algodão do país é produzido em segunda safra; 93% em sequeiro, 42% da pluma é licenciada BCI (Better Cotton) e 84% têm certificação Algodão Brasileiro Responsável (ABR). O Brasil é o único no mundo que certifica as unidades de beneficiamento (algodoeiras), totalizando 266 usinas no país, com quase 30% certificadas em 2021.

Com informações da Agência Sertão.
Foto: Reprodução/ BNews

  • Compartilhe: