Oktoberfest voltará em setembro após pausa na pandemia

O festival anual Oktoberfest da Alemanha finalmente voltou a acontecer neste outono, após um hiato de dois anos devido à pandemia de coronavírus, disse o chefe do famoso festival de cerveja da Baviera na quinta-feira.

“O Wiesn acontecerá”, disse Clemens Baumgaertner a repórteres em Munique, usando o coloquialismo bávaro dos locais para a Oktoberfest, que se refere ao grande gramado, ou Wiese, onde as celebrações ocorrem.

Ele disse que o popular festival de cerveja na capital da Baviera será realizado sem restrições de pandemia de 17 de setembro a 3 de outubro (dia nacional da Alemanha).

“Vai acontecer como conhecemos desde 2019, e não de outra forma”, acrescentou Baumgaertner.

A Oktoberfest, realizada pela primeira vez em 1810 em homenagem ao casamento do príncipe herdeiro Ludwig da Baviera com a princesa Teresa, foi cancelada dezenas de vezes durante seus mais de 200 anos de história devido a guerras e pandemias.

Nos anos anteriores ao surto de coronavírus, cerca de 6 milhões de foliões visitavam as celebrações anualmente, muitos deles vestidos com roupas tradicionais da Baviera.

As mulheres com vestidos Dirndl, os homens com Lederhosen ou calças de couro na altura do joelho.

Cerca de 487 cervejarias, restaurantes, churrascarias de peixe e carne, vendedores de vinho e outros estarão presentes. A venda de cerveja vai das 9h até 21h30.

Uma caneca de cerveja de um litro custará entre 12,60 e 13,80 euros (R$67,50 – R$74) este ano, o que representa um aumento de cerca de 15% em relação a 2019, de acordo com a página oficial da Oktoberfest.

A festividade também deve contar com pratos típicos como o “prato de abate” (linguiça de sangue e fígado e barriga de porco); porco assado com pele crocante e bolinhos de pão; e chucrute e carne assada ou ragu de veado com massa caseira spaetzle.

Com informações do G1.
Fotos: Divulgação

  • Compartilhe: