Um em cada quatro jovens brasileiros não trabalha nem estuda, diz OIT

A taxa de desocupação dos jovens brasileiros já atinge um quarto dessa população, acima da média mundial. Os dados foram publicados pela OIT (Organização Internacional do Trabalho) nesta quinta-feira, 11. A taxa brasileira também aponta que 23,4% da população entre 15 e 24 anos nem trabalha nem estuda.

“O Brasil foi duramente atingido pela pandemia, e o desemprego juvenil aumentou de 25,2% no quarto trimestre de 2019 para 30,7% no quarto trimestre de 2020, enquanto a taxa de participação da força de trabalho jovem caiu de 56,6% para 51,8% durante o mesmo período”, afirma a OIT.

Com isso, os jovens brasileiros estão em uma condição pior que a média mundial, onde o desemprego jovem atinge 14,9% em 2022. O Brasil também apresenta uma taxa mais elevada que a média da América Latina, onde o desemprego da população entre 15 e 24 anos é estimada em 20%.

Hoje, 34% dos brasileiros nesta idade estão desempregados ou não conseguem sequer ter condições de sair em busca de trabalho. No caso das mulheres, esse indíce sobe para 40%.

Com informações do A Tarde.
Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

  • Compartilhe: