Maldivas: veja como será a primeira cidade flutuante do mundo

As Maldivas podem ser um paraíso de férias e destino dos sonhos para recém-casados de todo o mundo, mas o belo arquipélago também é um dos países mais ameaçados do planeta pelas mudanças climáticas.

Mais especificamente, o aumento do nível dos oceanos que ameaçam cobrir suas ilhas tropicais, as mais baixas da Terra – o ponto mais alto de toda Maldivas fica a pouco menos de dois metros e meio acima do nível do mar, na Ilha Villingili, no Atol Addu.

Mas parece que um novo projeto pode ser o início de uma solução real para as preocupações de sua massa de terra cada vez menor: a Cidade Flutuante das Maldivas ganhou aprovação para construir as cerca de 5.000 unidades habitacionais flutuantes ligadas por passarelas e amarradas aos 200 hectares de fundo da lagoa.

Este plano habitacional como nenhum outro ficará a apenas 15 minutos de barco da capital das Maldivas, Malé, com seu aeroporto internacional.

A cidade flutuante nas Maldivas terá palmeiras e espaço comunitário

Sendo construída sob um ‘Modelo de Turismo Integrado’, a Cidade Flutuante das Maldivas acabará sendo exatamente isso: uma mistura de casas, hotéis, lojas, restaurantes e marina com “uma abordagem revolucionária para a vida moderna sustentável empoleirada em um pano de fundo do azul do Oceano Índico . É a primeira verdadeira cidade-ilha flutuante do mundo – uma paisagem de sonho futurista finalmente pronta para se tornar realidade.”

Os edifícios serão baixos e virados para o mar, posicionados ao longo de “ruas arrumadas e rodeadas de palmeiras”, onde uma rede de pontes, canais e docas promete criar coesão e tornar todas as comodidades facilmente acessíveis.

As estruturas na lagoa serão apoiadas e estabilizadas por praias arenosas, enquanto maciços recifes de coral serão cultivados para abrigar hotéis, restaurantes e lojas.

As renderizações mostram barcos, passarelas e edifícios de cores vibrantes

Não haverá carros – mas sim o barulho da areia sob os pés, o som das campainhas das bicicletas e o zumbido dos buggies e scooters elétricos, garantindo o mínimo de poluição sonora.

Construído como uma parceria público-privada entre as Dutch Docklands, com sede na Holanda, e o governo das Maldivas, o projeto está sendo elaborado há mais de uma década e atuará como um modelo para desenvolvimentos sustentáveis ​​no futuro, nas Maldivas e em outros lugares.

A cidade é composta de segmentos hexagonais parcialmente modelados na geometria do coral local, construídos da forma “mais ecológica possível” e complementada com a arquitetura tradicional do arquipélago.

Com informações da Forbes.
Fotos: Divulgação

  • Compartilhe: