Uísque australiano é eleito o melhor do mundo

O Global Spirits Masters (GSM) acaba de divulgar os vencedores de sua avaliação dos melhores uísques do mundo em 2022. Ao todo, 12 rótulos ganharam o cobiçado (e mais alto) prêmio Master na competição, enquanto outros 44 receberam medalhas de ouro.

Os resultados destacam novas tendências: a ascensão dos produtores de uísque australianos ao status de renome mundial e o surgimento do uísque inglês como um novo grande concorrente.

Melita Kiely, editora do The Spirits Business e presidente das degustações do The Global Spirits Masters, observou: “O que é realmente empolgante nos uísques de fora das regiões tradicionais de produção é que há muita experimentação. Meus colegas jurados e eu notamos como foi ótimo ver tantos produtores indo atrás de ter estilos únicos de uísque e não confiar na tentativa de replicar estilos mais estabelecidos”.

“O calibre dos uísques que entraram foi excepcionalmente alto – se você é novo no mundo do uísque ou um fã de longa data e procura algo diferente, os vencedores de medalhas de mestre são definitivamente o melhor lugar para começar”, ressaltou.

Os juízes são escolhidos entre jornalistas, compradores de varejo, bartenders e educadores. A competição concede medalhas de ouro e prata, e os melhores destilados são designados como Master. O rótulo de maior pontuação em cada categoria é escolhido como Taste Master.

Este ano, quatro painéis diferentes de especialistas em uísque avaliaram uma ampla variedade do mundo todo para chegar aos 12 primeiros.

O uísque mais bem classificado do mundo, que venceu Master e Taste Master, foi o Starward Tawny #2. Starward é uma produtora australiana com sede em Melbourne, eleita a Destilaria Mais Premiada do Mundo no Concurso Mundial de Destilados de San Francisco de 2022. Sua sequência de medalhas ainda continuou com um título Master para seu Starward Ginger Beer Cask #7.

Lark Distilling, Chinotto Cask II Cask Strength

Outro vencedor australiano foi o Lark Distilling, Chinotto Cask II Cask Strength. Chinotto é um refrigerante gaseificado italiano com sabor levemente agridoce. É produzido a partir do fruto da laranjeira com folhas de murta. Lark pega um uísque australiano turfado e o casa com uma Chinotto para produzir seu uísque.

A Destilaria Kavalan de Taiwan foi outra medalhista de longa data a ganhar o prêmio Master. Ela ganhou por seu Concertmaster Port Cask Finish Single Malt Whiskey.

Surpreendentemente, os produtores de uísque ingleses foram os grandes vencedores da competição de uísque Global Spirits Masters 2022, com seis prêmios Master. A Destilaria Cotswolds recebeu os prêmios Master por seu Platinum Jubilee 1952 Cask Whisky e seu Hearts & Crafts Rum Cask Single Malt Whisky.

Cotswolds Hearts & Crafts Rum Cask Single Malt Whisky

O barril Platinum Jubilee foi enchido em 2016 e amadurecido em um antigo barril de vinho tinto que foi raspado, torrado e depois carbonizado. A referência a 1952 é o número do barril, não a sua data de destilação.

Outra vencedora dupla foi a Destilaria Spirit of Yorkshire, ganhando o Master Awards por seu lançamento especial Filey Bay Double Oak #1 -Yorkshire Single Malt Whisky. Também levou um prêmio Master por seu Filey Bay Peated Finish Batch #2 – Yorkshire Single Malt Whisky.

Completando a lista de prêmios para os produtores de uísque ingleses estão Samuel Gulliver & Company, Gulliver’s 47 English Single Malt Whiskey Bourbon Cask e White Peak Distillery, Wire Works Whiskey Small Batch.

Gebr. J & M Ziegler, Freud’s Distillers Cut foi o único vencedor da Alemanha do Master Award. Gebr é uma empresa de alimentos e bebidas com sede em Baden-Wuerttemberg.

A África do Sul também se tornou um foco de produção de uísque, e seus produtores estão ganhando cada vez mais prêmios importantes em competições internacionais. Distell, Three Ships Whiskey 21 YO Millennium foi o vencedor do Prêmio Master da África do Sul.

Distell, Three Ships Whiskey 21 YO Millennium

O ranking do Global Spirits Masters de 2022 de uísques do mundo todo reafirmou o status do uísque australiano como um foco de produção de qualidade do destilado. Também destacou o surgimento geralmente despercebido de destiladores ingleses como produtores de uísque de nível mundial.

A maioria desses uísques tem preços razoáveis, mas você provavelmente não ouviu falar, muito menos provou, muitos deles. Mais uma razão para expandir seu bar com esta coleção de uísques de primeira linha. Saúde!

Com informações da Forbes.
Foto: Divulgação

  • Compartilhe: