Carnaval de Salvador: Comcar tem até final de agosto para apresentar projeto do novo circuito de Carnaval

O Conselho Municipal do Carnaval (Comcar) tem até o final de agosto para apresentar o projeto para a mudança do circuito do Carnaval da Barra/Ondina para a Boca do Rio.

A data foi determinada nesta terça-feira (26), após assembleia realizada com os 32 membros do Comcar, entre eles donos de trio, de camarotes, entidades da segurança pública e associações de artistas.

“Existe um prazo, um deadline, para que o projeto fique pronto até o final de agosto. E a depender daí, o prefeito vai tomar uma decisão. Essa decisão cabe ao poder executivo, se o Carnaval continua na Barra ou não”, disse Joaquim Nery em coletiva de imprensa.

Segundo o empresário, a elaboração do projeto contará com a participação da mesa diretora do Comcar, técnicos da Saltur e outros atores da festa, como técnicos de saúde, mobilidade urbana e segurança. “São aqueles que têm soluções práticas de funcionamento do projeto”.

Nery pontua ainda que vem ouvindo associações de moradores da Barra, irá ouvir a associação de moradores de Ondina e também da região da Boca do Rio.

O presidente da Saltur – Empresa Salvador Turismo, Isaac Edignton, que estava presente na reunião comentou a proposta do Comcar e falou sobre os próximos passos para a realização da festa em 2023.

“Queremos estabelecer compromissos para que a gente melhore o Carnaval como um todo, sobretudo, quando a gente fala do ciruito Osmar, circuito tradicional. Todos aqui nesta sala estao imbuídos dessa missão, de dar continuidade aos trabalhos que foram iniciados a semanas atrás. A conclusão desse projeto de fortalecimento do Carnaval”.

Edignton pontuou que vem sendo levada em consideração a opinião dos foliões, moradores da Barra e de Ondina, empresários, associações dos blocos, para poder formular o projeto, porém, a palavra final só será dada pelo prefeito Bruno Reis (UB).

“Nós estamos trabalhando para o Carnaval de 2023. Ninguém está falando do Carnaval de 2024. Não está em discussão o Carnaval de 2024. Estamos trabalhando para melhorias, para implementação da retomada do Carnaval, que nós estamos 2 anos sem, para fazer o maior Carnaval da história da cidade em 2023”.

Contrários à mudança

No último final de semana alguns artistas se posicionaram contra a mudança do circuito Dodô (Barra/Ondina) para a Boca do Rio, entre eles, o cantor Bell Marques. “Não quero ter que sair do Carnaval de Salvador”, disse o intérprete de ‘100% Você’.

Assim como Bell Marques, uma associação reuniu moradores, empresários e trabalhadores da Barra que se uniram na campanha “SOS Carnaval” com a finalidade de se manterem contra a proposta de criação de um novo circuito.

Com informações do IBahia.
Foto: Reprodução

  • Compartilhe: