Barreiras recebe Dia de Mobilização contra hepatites virais na próxima quinta-feira (28)

Julho foi escolhido pelo Ministério da Saúde como o mês de luta contra as hepatites virais, doenças silenciosas e que podem levar à morte, se não tratadas. Em Barreiras, o Centro de Testagem e Aconselhamento Edgard Pitta, da Secretaria de Saúde, com o apoio da Atenção Primária em Saúde, realiza, durante todo o mês, uma série de ações de prevenção às hepatites virais, em locais estratégicos. Já na próxima quinta-feira (28), durante o Dia ‘D’ de prevenção, uma mobilização tomará conta da Praça Castro Alves.

Com a parceria da Coordenação de Imunização (Copim) e da Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob), equipes do Centro de Testagem e Aconselhamento estarão, das 8h às 11h30m e das 14h às 18h, recepcionando a população com a oferta de testes rápidos de HIV, Sífilis, Hepatite B e C, de Fator RH (tipagem sanguínea); vacinação contra Hepatite B; aferição de pressão arterial e monitoramento de níveis sanguíneos de glicose, além de distribuição de preservativos. Os atendimentos serão realizados gratuitamente, com resultados na hora.

“Esta mobilização visa chamar a atenção das pessoas sobre a importância da prevenção e cuidados relacionados às hepatites virais. Trata-se de uma infecção que atinge o fígado, causando alterações leves, moderadas ou graves. Na maioria das vezes são infecções silenciosas que não apresentam sintomas. Portanto, queremos que a população aproveite este dia e vá até a Praça Castro Alves conferir mais informações sobre estas doenças e, principalmente, realizar os testes e vacinas”, explica a coordenadora do Centro de Testagem, Ana Paula Miranda.

De acordo com a coordenadora, os testes rápidos identificam a infecção pelos vírus B ou C e todas as pessoas precisam ser testadas pelo menos uma vez na vida para esses tipos de hepatite. A vacina para a hepatite B é ofertada pelo SUS, já a hepatite C não possui vacina, mas existem medicamentos que permitem sua cura.

Informações de Dircom/PMB
Foto: Reprodução/ Youtube

  • Compartilhe: