Gestora da Destaque Consultoria explica benefícios da consultoria empresarial

O brasileiro é empreendedor por natureza. Só em 2021, mais de 4 milhões de novos negócios foram abertos, sendo que o saldo do ano foi encerrado com 18.915.002 empresas ativas. Os dados são do Boletim do Mapa de Empresas, do Ministério da Economia. Mas, somente a veia empreendedora não é suficiente para deslanchar um negócio e torná-lo duradouro, e em alguns casos, a consultoria empresarial pode fazer a diferença para alcançar o sucesso.

Cristina Marçal é administradora, analista comportamental e gestora da Destaque Consultoria, empresa que presta serviços desse tipo há quase 10 anos. Segundo a especialista, a consultoria empresarial fornece apoio aos empresários para que iniciem seu próprio negócio ou implementem melhorias na gestão já existente, tornando-a mais assertiva, prática e com resultados lucrativos.

A consultora explica que para melhorar os serviços e alcançar novos patamares, o primeiro passo é fazer um diagnóstico da atuação da empresa em pilares como: gestão de pessoas, financeira e de processos, além do marketing e vendas. “Sempre iniciamos com um diagnóstico setorial para identificar os gargalos desses quatro pilares que servirão de base para a montagem de um plano de ação continuada, já que é a constância o que gera mais resultados dentro da empresa.” 

Segundo a consultora, é preciso estar presente quando o planejamento for executado: “O trabalho vai muito além de uma simples consultoria. Primeiramente identificamos os perfis dos colaboradores para posteriormente colocarmos a pessoa certa no cargo certo. Assim diminuímos o turnover (rotatividade), acompanhamos a evolução e a implantação das mudanças necessárias todos os dias, meses e anos”, conta. 

A especialista ressalta que a consultoria empresarial pode ser uma alternativa eficaz para diminuir despesas, aumentar os ganhos produtivos da equipe, melhorar o faturamento, aprimorar a gestão dos colaboradores, e ainda melhorar o relacionamento com os clientes externos. O objetivo principal, de acordo com ela, é elevar os padrões dos resultados a uma potência máxima e isso só é possível quando o empresário é norteado com ideias sustentáveis, capazes de gerar valores rentáveis para quem depende ou consome os serviços oferecidos pelo negócio.

Cristina Marçal ressalta que o segredo de qualquer consultoria de sucesso está em pessoas, conhecê-las e identificar seus perfis e habilidades para poder trabalhá-las, assim extraímos o melhor de cada um: “Costumo dizer que onde tem pessoas, a consultoria será sempre válida, já que nosso maior foco é o desenvolvimento de pessoas e setores (endomarketing).”

O modelo de consultoria adotado pela Destaque Consultoria é o sistêmico, onde é possível dar ênfase em cada parte separada do todo, como explica Cristina: “É como se fosse uma roda gigante da vida da empresa, onde cada parte representa uma engrenagem. Se essa peça não for cuidada, a roda não vai girar. Se cuidarmos somente das finanças, a gestão de pessoas ficará defasada, por exemplo. Por este motivo, o nosso modelo é o sistêmico, onde cuidamos das partes para ter um resultado no todo. Aqui oferecemos apoio de diversas áreas para que o serviço seja completo. Temos advogados, administradores, contadores e economistas, além de analistas comportamentais e coach sistêmico voltado para business. Toda uma equipe capaz de tornar a empresa líder no seu segmento”, complementa a consultora.

Foto: Divanildo Silva

  • Compartilhe: