Quase metade da geração Z troca pesquisa no Google por redes sociais

Um novo relatório do Google aponta que grande parte da geração Z prefere fazer pesquisas no TikTok e no Instagram ao invés de usar ferramentas do Google. As informações foram compartilhadas pelo vice-presidente sênior da empresa, Prabhakar Raghavan, durante a conferência Brainstorm Tech.”Nossos estudos mostram que quase 40% dos jovens quando procuram um lugar para almoçar, não vão ao Google Maps ou à Pesquisa, eles vão para o TikTok ou Instagram.”

De acordo com o executivo, o formato do TikTok está mudando a maneira como os jovens usam a internet. “Os novos usuários não têm as expectativas e a mentalidade com as quais nos acostumamos”, diz Raghavan. “As perguntas que eles fazem são completamente diferentes”.

Ainda segundo Raghavan, os usuários da geração Z não tendem a digitar palavras-chave para fazer buscas específicas, mas procuram descobrir conteúdos de maneiras novas e mais imersivas. Ele também explicou como os jovens geralmente se interessam por “formas visualmente ricas” de busca e descoberta, e que ferramentas como o Google Maps precisam ser ainda mais atualizadas para atender ao novo público. “Temos que evocar expectativas completamente novas e isso requer bases tecnológicas totalmente novas”.

Ao TechCrunch, o Google confirmou que os comentários de Raghavan foram baseados em pesquisas internas da empresa com usuários dos EUA, com idades entre 18 e 24 anos. O relatório completo, no entanto, ainda será divulgado pela empresa.

O Google também destacou as mudanças que planeja fazer em seu mecanismo de busca para atrair um público mais jovem. Hoje, a empresa procura combinar imagens e texto, pois imagina um futuro em que os usuários possam segurar o telefone – ou talvez usar óculos AR – para iniciar uma pesquisa com base no que veem.

Com informações da Época.
Foto: Olia Danielevich/ Pexels

  • Compartilhe: