Beach Tennis veio para ficar! Conheça a modalidade que ganha cada vez mais adeptos no Brasil

Pé na areia, uma raquete e muito suor. É assim o Tênis de Praia, mais conhecido pela sua tradução para o inglês Beach Tennis. O esporte, que surgiu na Itália, foi ganhando aos poucos o mundo até cair nas graças do brasileiro. Desde 2008, quando começou a ser praticado no Rio de Janeiro, o Beach Tennis ficou cada vez mais conhecido pelo fato de ser divertido, sendo uma ótima opção de atividade física e ainda ter a cara do verão. Hoje, estima-se que em todo o país sejam mais de 700 mil praticantes.

Entre as vantagens, está o fato de que nem é preciso estar na praia para praticar o Beach Tennis, sendo necessário apenas adaptar a quadra para a prática esportiva. Foi exatamente isso que o professor Paulo de Souza Filho fez de forma pioneira em Barreiras: montou um espaço, intitulado de Arena Alfa, onde oferece escolinha de futevôlei, treino funcional, e claro, o Beach Tennis. A ideia surgiu na pandemia, quando as pessoas procuravam um esporte em área aberta que fosse fácil de aprender a jogar. “Percebi isso em São Paulo, quando fui fazer um curso de especialização, e vi que seria uma ótima oportunidade trazer o esporte para a região”, conta. 

Paulo de Souza Filho (Foto: Divanildo Silva)

Além da experiência diferente do Tênis tradicional, o professor e empresário explica que o esporte oferece vantagens que vão além do lazer e do prazer em competir. “É possível melhorar o condicionamento físico porque queima calorias, além de ser uma ótima maneira de gastar energia fortalecendo os músculos. Também tem o fator de que pode ser jogado tanto individual quanto em dupla, o que desenvolve as habilidades de trabalho em equipe”, diz.  

Entre a emoção da disputa e a sensação de prática esportiva, o resultado, garante ele, é uma combinação entre cuidados com o corpo e com a mente: Após o jogo, o praticante sente aquela sensação de satisfação por não correr riscos de lesão por contato físico, fora a liberação de hormônios como endorfina, serotonina e dopamina.”

CONFIRA ALGUNS BENEFÍCIOS DO BEACH TENNIS 

A quadra de Beach Tennis deve ter 16 m de comprimento e, para duplas, 8 m de largura. Para as partidas de simples, a medida deve ser 4,5 m de largura, com a rede em uma altura de 1,70 m. 

Quem pratica a modalidade pode queimar até cerca de 600 calorias por hora, por trabalhar todo o corpo. Além disso, praticá-lo ajuda – e muito – no fortalecimento dos membros inferiores e na tonificação dos braços e abdômen, juntamente com a melhora da resistência. 

  • Compartilhe: